Em julho, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares voltou a subir. Bancos estão a remunerar melhor.
Comentários: 0
taxas de juro nos depósitos
Banco de Portugal

Estando a penalizar o custo do dinheiro, no que respeita ao financiamento, o lado positivo da subida das taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE) também já se está a fazer notar na carteira dos portugueses, com as suas poupanças, a nível de depósitos, a serem melhor remuneradas. Em julho, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares voltou a subir, registando um aumento de 1,69%, que corresponde de resto ao valor mais alto desde julho de 2014. E representa uma subida de 0,11 pontos percentuais face aos 1,58% registados em junho, de acordo com dados mais recentes do Banco de Portugal.

Segundo o banco central, em julho o montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares totalizou 7.611 milhões de euros, menos 107 milhões do que no mês anterior.

"A desagregação por prazo mostra que, em julho, os novos depósitos com prazo até um ano, que representaram 89% dos novos depósitos a prazo, foram remunerados em média a 1,66% (1,58% em junho)", detalha o Banco de Portugal nestas estatísticas.

Já os novos depósitos de um a dois anos registaram uma remuneração média de 1,91% (1,49% em junho), enquanto os novos depósitos com prazo acima de dois anos apresentaram a remuneração média mais elevada, de 1,98% (1,76% em junho).

No que respeita às empresas, em julho, a remuneração média dos novos depósitos a prazo foi de 2,96%, o que corresponde a um aumento de 0,23 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.

As novas operações de depósitos somaram 7.754 milhões de euros, mais 243 milhões do que em junho, “99,5% dos quais foram aplicados em depósitos a prazo até um ano".

De acordo com o BdP, para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta