Cinco concelhos, Lisboa, Porto, Sintra, Gaia e Cascais, concentram quase 21% do poder de compra no continente, conclui a Marktest.
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Poder de compra em Portugal
Marktest

Metade do poder de compra em Portugal continental concentra-se em apenas 26 concelhos num total de 278, segundo o índice sales index da Marktest. Destaque para o facto de os 26 concelhos em causa representarem, por exemplo, apenas 6% da área total do continente. 

“(…) Mas concentram 48% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 42% das dependências bancárias, 48% da atividade do Multibanco, 46% dos estabelecimentos comerciais, 60% dos registos de automóveis, 44% do consumo de eletricidade ou 69% dos médicos inscritos na Ordem. Nestes concelhos localizam-se 51% das empresas nacionais, 58% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 30% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais)”, lê-se no site da Marktest. 

Poder de compra por concelho
Marktest

Estas são algumas das conclusões do índice:

  • Cinco concelhos, Lisboa, Porto, Sintra, Gaia e Cascais, concentram quase 21% do poder de compra no continente;
  • Três concelhos, Lisboa, Porto e Sintra, representam 15,30% do total do poder de compra em Portugal continental;
  • Em apenas 7 concelhos, Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Cascais, Loures e Oeiras, que ocupam uma área correspondente a 1% do território do continente, concentra-se um quarto (25,82%) do total do poder de compra de Portugal Continental;
  • Um terço do poder de compra do continente concentra-se em apenas 12 concelhos.

“O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1.000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de eletricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais”, explica a Marktest.

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