Doces em Portugal e pessoas "gulosas"

Gostas de doces? 3 em cada 4 portugueses dizem que sim

São muitos os portugueses que assumem ser “gulosos”. Os dados do estudo TGI da Marktest, relativo a 2023, mostra isso mesmo. São 5 milhões e 690 mil os portugueses que dizem gostar de doces, o que representa 76,3% dos residentes no continente entre os 15 e os 74 anos. Ou seja, três em cada quatro pessoas confessam-se “gulosas”.
Centros comerciais em Portugal

Portugueses aderem em força aos centros comerciais

A pandemia da Covid-19 forçou as pessoas a ficarem em casa e a apostarem no comércio online, ou seja, a fazerem compras sem sair do sofá. Mas agora a tendência de encher centros comerciais parece estar de volta. E são mutos os portugueses que voltaram a fazer compras de forma física. 
Redes sociais em Portugal

Portugueses andam agarrados ao Instagram

O Instagram passou a ser a rede social mais utilizada em Portugal, destronando pela primeira vez o Facebook. Em 2024, a rede social fundada por Mark Zuckerberg desceu, de resto, para o terceiro lugar do pódio, visto que na segunda posição encontra-se agora o WhatsApp. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (1 de outubro de 2024) pela Marktest. 
casas em Portugal

Maioria das casas em Portugal tem mais de 100 m2

A maioria dos alojamentos familiares em Portugal tem mais de 100 metros quadrados (m2) de área útil, segundo os dados provisórios dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua análise Atlas Social de Portugal.“Existem em Portugal continental 2.0
Quantos edifícios há em Portugal

Quantos edifícios há em Portugal?

Existem em Portugal 3.573.416 edifícios segundo dados provisórios dos Censos 2021 – os resultados definitivos só devem ser conhecidos no quarto trimestre de 2022. Significa isto que em dez anos, de 2011 para 2021, houve (apenas) um crescimento de 0,8% no número de edifícios no país. Trata-se do menor crescimento entre Censos, ou seja, entre décadas, desde 1981. 
Fazer compras nas redes sociais

Compras nas redes sociais mais que duplicam em 8 anos

Em oito anos, entre 2013 e 2021, mais que duplicou a percentagem de utilizadores que refere já ter feito compras nas redes sociais. Segundo a edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, 37,6% dos portugueses com perfil criado em redes sociais afirma já ter feito compras diretamente numa rede social.
Pensões da Segurança Social aumentam 29,3% numa década

Pensões da Segurança Social aumentam 29,3% numa década

O valor pago em pensões da Segurança Social (SS) aumentou 29,3% em 10 anos, em 2019 face a 2009, e o valor médio das pensões subiu 25%. Em causa estão dados do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest.
Bragança à lupa – um distrito com 4 salas de cinema, 13 museus e 26 galerias de arte

Bragança à lupa – um distrito com 4 salas de cinema, 13 museus e 26 galerias de arte

O distrito de Bragança é composto por 12 concelhos e 226 freguesias e tem uma área de 6.599 Km2, o equivalente a 7,2% do total de Portugal. São, ao todo, 12.4121 habitantes, o que representa 1,2% do total do país. Estas são algumas das curiosidades sobre o distrito reveladas no dossier Portugal Visto à Lupa, publicado no site da Marktest, que disponibiliza um conjunto de indicadores para conhecer melhor os distritos de Portugal continental e as Regiões Autónomas.
O distrito de Lisboa à lupa (e em números)

O distrito de Lisboa à lupa (e em números)

Lisboa é um distrito composto por 16 concelhos e 134 freguesias, tem uma área de 2.798 Km2 e “alberga” 2 289 162 habitantes, 22,2% do total do país. Estas são algumas das curiosidades sobre o distrito de Lisboa reveladas no dossier Portugal Visto à Lupa, publicado no site da Marktest, que disponibiliza um conjunto de indicadores para conhecer melhor os distritos de Portugal continental e as Regiões Autónomas.
Maioria dos portugueses compra produtos nacionais sempre que pode. E tu?

Maioria dos portugueses compra produtos nacionais sempre que pode. E tu?

Cerca de três em cada quatro portugueses concordam com a frase “compro produtos nacionais sempre que posso”. Em causa está um estudo da Marktest, que conclui que em julho, em plena pandemia da Covid-19, mais de 6,3 milhões de portugueses diziam comprar produtos nacionais sempre que podem, um valor que representa 73,9% dos residentes no continente com pelo menos 15 anos.
TikTok no top cinco das redes sociais mais conhecidas dos portugueses

TikTok no top cinco das redes sociais mais conhecidas dos portugueses

O Facebook é a rede social mais conhecida dos portugueses, sendo seguida de perto pelo Instagram – 99,6% contra 87,4% de notoriedade expontânea. O top cinco do ranking fica completo por Twitter, WhatsApp e TikTok, por esta ordem, sendo que a aplicação (app) chinesa de produção de vídeos curtos musicais e de dança entra este ano na lista. Em causa está o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, lançado pela Marktest.
Smartphones conquistam portugueses: acesso móvel à internet é oito vezes maior que há 10 anos

Smartphones conquistam portugueses: acesso móvel à internet é oito vezes maior que há 10 anos

O acesso móvel à internet é hoje oito vezes superior ao observado há 10 anos. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo 2020 Bareme Internet, divulgado recentemente pela Marktest. Segundo o mesmo, “de uma modesta penetração de 9% em 2010, esta plataforma foi paulatinamente subindo ano a ano, até ultrapassar o PC, em 2018. E, chegados a 2020, destaca-se na liderança, com mais de 10% à frente do anterior líder”. 
Ter o próprio negócio, sim ou não? Quase 40% dos portugueses gostava...

Ter o próprio negócio, sim ou não? Quase 40% dos portugueses gostava...

A generalidade dos portugueses “vê com bons olhos” a possibilidade de ter um negócio próprio. Quando questionados sobre de gostavam de um dia ter o seu próprio negócio, 3 milhões e 352 mil portugueses responderam de forma positiva (“Concordo”), um valor que representa 39,1% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Em causa está um estudo da Marktest com dados relativos ao mês de julho de 2020, já em plena pandemida da Covid-19. 
Há 16 anos (desde 2004) que não havia tantos portugueses com conta jovem

Há 16 anos (desde 2004) que não havia tantos portugueses com conta jovem

Entre janeiro e junho de 2020, havia em Portugal 1.171 mil possuidores de conta jovem, um valor que corresponde a 14,7% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos que possuem conta bancária. É preciso recuar 16 anos, até 2004, para encontrar um número maior que o verificado no primeiro semestre deste ano.