Portugal tem o 20º poder de compra mais baixo entre 28 paises europeus, conclui estudo.
Comentários: 0
Poder de compra dos portugueses e dos cidadãos da UE
Crédito: Jornal de Notícias

As classes médias portuguesas estão entre as que têm menor poder de compra entre os países da União Europeia (UE), segundo um estudo do EconPol, uma rede europeia de universidades e centros de investigação que avaliou os rendimentos, o custo de vida e os impostos de 28 países (os 27 da UE mais o Reino Unido). 

De acordo com o Jornal de Notícias, que se apoia no estudo – os dados são de 2019 –, a classe média alta portuguesa seria média baixa em Espanha ou Itália. Os portugueses da classe média são os que têm um rendimento anual disponível (após impostos e transferências) entre 7.575 e 20.200 euros, ou seja, entre 631,25 e 1.683,33 euros por mês, a 12 meses. Portugal encontra-se no 18º lugar do ranking entre os 28 países analisados.

O estudo permite ainda concluir que quem tem um rendimento anual disponível de 15.500 euros em Portugal integra-se na classe média alta, sendo este um valor que corresponde à classe média baixa em Espanha ou Itália. E mais: nem sequer é considerado classe média, mas sim pobre, em 11 países. 

Se a análise incidir no poder de compra, que tem em conta as diferenças de preços e de custo de vida entre países, Portugal encontra-se ainda numa posição pior, ocupando a 20ª posição. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta