Fazer compras online, nomeadamente de artigos usados e/ou em segunda mão, é uma tendência que ganhou força em Portugal e no mundo, sobretudo com o súbito aparecimento da pandemia de Covid-19. Mas será que é seguro? Sim, é verdade que a internet é um “mundo” que pode ser "perigoso", mas tendo alguns cuidados e seguindo algumas regras não há motivo para alarme. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Gosto de fazer compras em lojas online. Ultimamente, e sempre com o propósito de poupar, tenho procurado fazer compras em plataformas que vendem artigos em segunda mão. Porém, tenho algumas reservas quanto à segurança destas compras. O que me aconselham?
Quando optas por comprar através da internet, precisas, em primeiro lugar, saber a quem estás a comprar:
- Loja online - website que permite realizar todo o processo de compra e venda de produtos ou fornecimento de serviços, desde a escolha até ao pagamento. Oferece um conjunto de informações relevantes e objetivas como preço, especificações, formas de pagamento, prazos de entrega, etc., auxiliando o consumidor/utilizador a adquirir um produto ou serviço com segurança e conforto em qualquer parte do mundo, recebendo os produtos encomendados em casa ou noutro local à sua escolha;
- Marketplace - um serviço com recurso a software, nomeadamente um sítio web, parte de um sítio web ou uma aplicação, explorado pelo profissional ou em seu nome, que permita aos consumidores celebrar contratos à distância com outros profissionais ou consumidores;
- Vendedores online - vendedor profissional - qualquer pessoa singular ou coletiva que atue no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou vendedor particular - aquele que realiza uma venda esporádica, com caráter não profissional.
As plataformas de comércio online e os vendedores têm a obrigação de transmitir ao consumidor a sua qualificação como profissional ou particular, de modo que este possa ter conhecimento acerca da aplicação ou não das regras de proteção do consumidor ao seu contrato de compra e venda na internet.
Depois de identificares o vendedor, é importante que sigas alguns cuidados para não comprar “gato por lebre”.
- Identidade | Identidade do vendedor: o nome, a empresa ou denominação social; o endereço físico onde se encontra estabelecido, o número de telefone e o endereço eletrónico;
- Termos e condições da plataforma;
- Características | Características do bem e serviço. Pedir fotografias detalhadas e solicitar informação adicional para avaliar o estado do produto;
- Preço total| Preço total com imposto, taxas, encargos suplementares de transporte, despesas postais ou de entrega ou outros encargos.
- Optar (se possível) pela entrega do artigo em mão - combinar um encontro entre o vendedor e comprador. Isso permite confirmar, antes de efetuar a compra, o estado de conservação do bem;
- Confirmar junto do vendedor se aceita devolução do bem (por exemplo, se se tratar de uma peça de vestuário que não serve) e quem suporta os custos de devolução.
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