
As redes de transportes desempenham um papel crucial no aumento da produtividade, na melhoria da mobilidade das pessoas e na expansão do acesso a uma força de trabalho maior. Além disso, o investimento em sistemas de metro está ligado ao aumento do investimento direto estrangeiro. Estes investimentos aumentam a atratividade de uma cidade, melhorando a velocidade e a acessibilidade das viagens. De acordo com os dados do Bounce, estas são as redes metropolitanas mais proeminentes da Europa – Lisboa está no Top 10.
As redes de metro de 19 capitais europeias foram pontuadas de acordo com diferentes métricas como número de estações, passageiros anuais, distância percorrida, pontuações de avaliações do Google, percentagem de reações online positivas e negativas a artigos sobre cada sistema de metro, entre outras.
Oslo, capital da Noruega, lidera a lista com 101 estações de metro na sua rede de transportes. Em 2023, tornou-se o primeiro sistema de metro do mundo totalmente movido a energia elétrica.
Sendo a maior rede da Escandinávia, as estações de metro de Oslo obtiveram uma pontuação média de 4,13 em 5 estrelas nas avaliações do Google, com os utilizadores a dizerem frequentemente que estavam “muito bem organizadas” e “fáceis de navegar”.
Sófia (Bulgária) ocupa o segundo lugar, tendo o mais novo sistema de metro entre as capitais europeias, criado em 1998. Já o Metro de Madrid alcança o quarto lugar, com uma pontuação de 6,74 pontos.
O Metropolitano de Londres, construído em 1863, detém o título de sistema mais antigo do mundo e ocupa o sexto lugar com 6,04 pontos. Está no bom caminho para ser totalmente alimentado por energia renovável até 2030. Logo a seguir na lista, na 7ª posição, aparece Lisboa com 5,97 pontos.
Em contrapartida, as linhas de Metro com piores pontuações são as de Roma (3,75), Bruxelas (3,20) e Budapeste (3,13). Algumas estações de metro foram descritas pelos passageiros como "bastante desagradáveis", sendo a limpeza frequentemente apontada como uma grande preocupação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta