Comentários: 0

O "super Mario" não pára. Agora está a preparar-se para fazer do Banco Central Europeu (BCE) o único supervisor. Com mais poderes, o BCE vai, a partir do próximo dia 4 de novembro, poder passar a exigir aos bancos da zona euro que cortem nos dividendos, nos salários e usem os seus lucros para reforçarem as bases de capital, por exemplo.

No Parlamento Europeu, o presidente do BCE, citado pelo Dinheiro Vivo, sublinhou aos deputados que "como supervisor, estará em posição de exigir reduções nos dividendos, nos salários e o uso dos lucros para que os bancos reforcem as suas bases de capital".

Os bancos portugueses que, no ano passado, recorreram a apoios públicos à recapitalização (BCP, BPI, Banif) ficaram sujeitos a remédios, mas impostos pela Comissão Europeia já que não existia um mecanismo único de regulação. As medidas então prescritas passaram por redução da rede de agências e da massa salarial, por exemplo.

Em Portugal, o Novo Banco (ex-BES) será o alvo principal dos remédios que o BCE venha a impor na banca portuguesa já sob o chapéu de supervisor único europeu, escreve o Dinheiro Vivo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade