Millennium BCP desfaz-se de crédito malparado

BCP vende carteira de 80 milhões em malparado e imóveis

O BCP colocou no mercado uma nova carteira de ativos problemáticos com o valor contabilístico de 80 milhões de euros. O chamado “Projeto Grace” inclui cerca de 64 milhões de euros em crédito em incumprimento com garantia (‘secured’) e 15 milhões de euros de ativos imobiliários (REO).
Crédito habitação de taxa variável

"Não há um problema" no crédito habitação, há em casos concretos

A subida das taxas de juro afeta todos os empréstimos da casa de taxa variável e mista (em período variável). Mas nem todas as famílias sentem o mesmo grau de dificuldade em pagar as prestações da casa. O presidente executivo do BCP disse esta quinta-feira, dia 27 de julho, que não há um problema generalizado no crédito habitação em Portugal, mas problemas específicos para os quais é preciso soluções. Uma delas tem passado pelas renegociações de créditos, que somaram 9.600 operações só no primeiro semestre do ano, das quais 1.885 foram ao abrigo do decreto-lei do Governo.
Renegociar crédito habitação

Renegociações de crédito habitação têm “consequências”, alerta BCP

O Governo socialista de António Costa está a preparar um diploma que vem apoiar as famílias com crédito habitação, que estão a ver as prestações da casa subir à boleia da Euribor. A ideia passa por criar um novo regime de renegociação dos contratos de crédito habitação com os bancos destinado às famílias que têm taxas de esforço superiores a 40%. Mas o CEO do BCP, Miguel Maya, acredita que esta medida de renegociação dos créditos “têm consequências” na forma como os bancos olham para estas famílias, já que ficam marcadas como clientes de risco.
BCP vende carteira de crédito malparado

BCP desfaz-se de malparado: vende carteira à LX Partners

O BCP concluiu a venda de uma carteira composta por crédito malparado (Non Performing Loans/NPL) com valor nominal de 60 milhões e ativos imobiliários no valor de 50 milhões de euros, designada “Projeto Lúcia”, revelou a administração do banco em conferência de imprensa. O BCP adiantou, de resto, que vai continuar a desfazer-se de ativos tóxicos. De acordo com o Jornal Económico, o comprador foi a LX Partners, em parceria com a Cabot.
Corticeira Amorim compra Herdade de Rio Frio

Corticeira Amorim aguarda luz verde do Governo para comprar Herdade de Rio Frio

A Corticeira Amorim, que em junho chegou a acordo com o BCP para a compra de 50% da sociedade detentora da Herdade de Rio Frio, a Cold River’s Homestead, por 14,5 milhões de euros, aguarda luz verde do Governo para adquirir a outra metade da herdade – pelo mesmo valor –, que está nas mãos da Parvalorem, a holding estatal criada para gerir os ativos tóxicos do Banco Português de Negócios (BPN).