José Maria Ricciardi, presidente do BESI, desmentiu as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa no seu comentário semanal na TVI. O banqueiro acusa o comentador de proferir “mentiras” e de sentir “mágoa” por ter deixado de passar férias na casa de Ricardo Salgado no Brasil.
“Relativamente aos comentários da autoria do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa no seu programa dominical da TVI, venho por esta forma transmitir publicamente o seguinte: eu compreendo que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa tenha muita mágoa em não poder continuar a passar as suas habituais e luxuosas férias de fim de ano na mansão à beira-mar no Brasil do Dr. Ricardo Salgado, mas essa mágoa não o autoriza a dizer mentiras a meu respeito e do banco a que presido, conforme fez no seu comentário de ontem”, disse José Maria Ricciardi, num comunicado enviado às redações ao final da noite de domingo, e aqui revelado pelo Diário Económico.
Ricciardi foi mais longe nas críticas: “Primeira mentira: o BESI, ao contrário do que disse, nunca avalizou a emissão e colocação do papel comercial do GES. Segunda mentira: outra vez ao contrário do que disse, não só manifestei formalmente em fevereiro de 2014 ao Banco de Portugal a minha indisponibilidade para continuar no BES, se não fosse alterado o modelo de governação, como ainda suspendi o meu mandato de administrador da ESI em fevereiro de 2014 e apresentei a minha demissão no mês seguinte”. O responsável deu por concluído o seu comunicado dizendo esperar que espera “que não surja uma terceira mentira”.
No habitual comentário na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, a propósito das audições na Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES, que “Ricardo Salgado mandava e José Maria Ricciardi não venha dizer que não sabia, porque sabia”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta