Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como saber quem está abrangido pelo IRS automático (e outras datas importantes)

Autor: Redação

O IRS automático, que garante o reembolso em 15 dias, começa a chegar a cada vez mais pessoas. Até agora a medida abrangia as famílias com e sem dependentes, mas a partir deste ano os titulares de Planos Poupança-Reforma (PPR) também vão beneficiar do regime. Ainda assim, todos os contribuintes podem saber se estão ou não abrangidos pela declaração automática de rendimentos. Mostramos-te como.

Os PPR são a grande novidade desta declaração automática de 2019 – o prazo para a entrega anual do IRS começa a 1 de abril e termina a 30 de junho –, algo que permitirá aumentar o universo de beneficiários. No ano passado foram 3 milhões (mais de 60% do total), aos quais se poderão juntar este ano mais cerca de 326 mil agregados, segundo a Lusa.

Também tu poderás confirmar se estás abrangido pela entrega automática, mas só a partir de abril, segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco). Para isso bastará aceder ao Portal das Finanças e fazer login com a senha de identificação. Depois basta entrar em "A minha área" e em "IRS". Se não estiveres incluído no IRS automático, verás a seguinte mensagem:

Portal das Finanças
Portal das Finanças

Outras datas do IRS a reter

Antes disso, há outras datas importantes que não deves perder de vista:

  • Até 15 de fevereiro deverás confirmar a composição do teu agregado familiar e de outros dados relevantes, com referência à data de 31 de dezembro de 2018;
  • Até 25 de fevereiro tens de verificar e completar a informação das tuas faturas e as dos teus dependentes (se for caso disso) para poderes beneficiar das deduções no IRS de 2018, bem como da eventual afetação, à atividade empresarial/profissional.