Comentários: 0

A atribuição de vistos gold (autorizações de residência para atividade de investimento está a registar um crescimento em flecha. Em dois anos, passaram de 2 atribuídos em 2012, para 494 em 2013 e 1440 até novembro de 2014.

A concessão de vistos por compra de imóveis (no valor mínimo de 500 mil euros) dita a maior parte dos números (1832), segundo escreve o Público. Mas também há ARI dadas por transferências de dinheiro, no mínimo de um milhão de euros (101 casos) e por criação de emprego, no mínimo de dez postos de trabalho (três ARI).

Um dos vistos atribuídos por criação de emprego, em 2013, resultou no investimento do grupo filipino NST Apparel, um visto gold extensivo ao casal Lawrence e Stephanie Delos Santos.
 
É positiva a primeira impressão que se retém da visita à fábrica de confeção da NST Apparel, de capitais maioritariamente filipinos, em Paredes: as instalações são amplas e aquecidas, as máquinas modernas, e boa parte dos 210 trabalhares é muito jovem, de sorriso espontâneo no rosto, conta o Público em reportagem.
 
A NSP Apparel de Paredes é a quarta fábrica do um grupo filipino com o mesmo nome, que emprega cerca de sete mil trabalhadores. As restantes fábricas estão localizadas nas Filipinas, na China e em Itália. As fábricas asiáticas estão especializadas na produção de gama média, em grandes volumes, e as europeias no segmento de luxo.  
 
A produção, 60% para homem e 40% de senhora, é integralmente exportada para França, Holanda, Inglaterra, Itália e Escandinávia.  

O volume de negócios do ano em curso deve ficar por 1,5 milhões de euros e entre cinco e sete milhões de euros em 2015. O plano de negócios da empresa para o próximo ano prevê a entrada de mais 40 trabalhadores, elevando o total de efetivos a 250 trabalhadores.  

Argelinos criam 20 empregos  
 
Dois irmãos argelinos, Laroussi e Salim Amouri, receberam os restantes dois ARI atribuídos a investidores estrangeiros por criação de emprego, diz ainda o Público. Os dois empresários, donos de um dos maiores grupos privados da Argélia, com atividade nos sectores dos materiais de construção, automóvel, construção civil e obras públicas, criaram uma pequena empresa, a Tijolos & Conselhos Lda, na região de Aveiro.  
 
A deslocação à Europa, em negócios, dos dois empresários argelinos era frequente, e a obtenção de vistos muito burocrática. A criação da Tijolos e Conselhos Lda, na região de Aveiro, criou 20 postos de trabalho, o número mínimo necessário para a atribuição de dois vistos, que garantem a livre circulação no espaço Schengen. A Tijolos & Companhia dedica-se ao desenvolvimento de projetos, construção e instalação de unidades industriais.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade