Comprar casa na Ericeira

Viver na Ericeira é estar sempre de férias, perto do mar e de Lisboa

Há mais de 14 anos, a família Borralho vivia no Chiado, em plena Baixa de Lisboa. E a vida seguia na agitação “divertida” da capital, apesar de morarem num apartamento sem garagem e sem elevador. Mas o que futuro lhes reservava não cabia naquelas quatro paredes. Foi aos 40 anos, a pensar no futuro da filha que vinha a caminho e dos outros filhos que queria ter, que José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor, decidiu mudar-se para a Ericeira, onde comprou uma moradia com cinco quartos, espaço exterior, perto do mar, da vida local e de Lisboa. “A Ericeira é o melhor dos mundos para nós”, resume em declarações ao idealista/news.
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,4% em junho

A taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 6,4% em junho, o mesmo valor que em maio. Trata-se de uma subida de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados provisórios divulgados esta segunda-feira (31 de julho de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Aumentar salários em Portugal

Há margem para aumentar salários em Portugal, diz comissário europeu

Será que há margem para aumentar os salários em Portugal? “Em alguns setores em que a procura foi especialmente forte e houve níveis extraordinários de lucros, isso pode permitir ao setor privado e sindicatos encontrarem margem de manobra para aumentar o poder de compra” dos trabalhadores, disse Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia, em Lisboa. Paralelamente, Portugal é dos países no mundo onde há mais empresas a dizer que têm dificuldade em contratar pessoas, sendo o facto de os salários serem baixos um dos motivos para haver falta de trabalhadores em certas áreas. 
Criação de emprego

Desemprego: 23,3% das pessoas ficaram empregadas no primeiro trimestre

Do total de pessoas que estavam desempregadas no quarto trimestre de 2022, 57% (195,3 mil) continuaram sem emprego no primeiro trimestre de 2023, sendo que 23,3% (79,7 mil) transitaram para o emprego e 19,8% (67,7 mil) para a inatividade, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). “No mesmo período, 24,5% (39,2 mil) dos homens desempregados e 22,1% (40,6 mil) das mulheres desempregadas transitaram para o emprego”, conclui o instituto. 
Criação de empresas de imobiliário e construção em alta em 2022

Criadas mais empresas em 2022 – imobiliário e construção dão uma mão

Em 2022, nasceram em Portugal 48.404 empresas, mais 14,3% que em 2021. Trata-se, ainda assim, de um número ligeiramente inferior ao registado em 2019, ou seja, na pré-pandemia Covid-19. Os setores do imobiliário e da construção contribuíram de forma decisiva para este acréscimo, tendo registado aumentos de 7,1% e 5,9%, respetivamente.
Fim dos vistos gold

Fim dos vistos gold à vista: o que trouxe este programa para Portugal?

A polémica volta a estar instalada em torno dos vistos gold, depois do primeiro-ministro ter admitido que o Governo está a avaliar o fim deste programa para obtenção de autorização de residência em Portugal. Este programa criado em 2012 captou investimento estrangeiro na ordem dos 6,56 mil milhões de euros até setembro, tendo sido a sua grande maioria alocado ao setor imobiliário. Em reação à avaliação do fim dos vistos gold pelo Governo, Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, afirma que o setor imobiliário viu "com grande surpresa, mas também preocupação e consternação este anúncio".
Startups

"Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais

A história da Fintech House começou a ser escrita há dois anos, em 2020. Nasceu da colaboração entre a associação sem fins lucrativos Portugal Fintech e a maior rede de espaços cowork em Portugal, Sítio, e ganhou vida “pela necessidade de juntar num único sítio todo o ecossistema fintech”, começa por dizer ao idealista/news Mariana Gorjão Henriques, Head of the Fintech House, salientado que “Portugal é um destino de eleição" para as startups internacionais. A verdade é que agora, dois anos depois, a incubadora de startups amadureceu e sentiu necessidade de se expandir. Deixou o Palácio das Varandas, na Praça da Alegria, e mudou-se para um edifício de escritórios com 10 pisos e 2.500 metros quadrados (m2) na Avenida Duque de Loulé, também em Lisboa. Fica a saber tudo sobre o novo espaço desta verdadeira fábrica de startups.