Comentários: 0
Bruxelas aprova 11 “grandes projetos” com financiamento de 460 milhões de euros
GTRES

A Comissão Europeia (CE) concluiu o processo de aprovação de cofinanciamento relativo a 11 “grandes projetos” propostos por Portugal. A conclusão do túnel do Marão, a extensão do Metro de Lisboa até à Reboleira e a construção do Centro Materno-Infantil do Norte são algumas das obras já em curso que receberam agora luz verde de Bruxelas.

Segundo o Jornal de Negócios, estes 11 “grandes projetos” irão ser globalmente cofinanciados em 460,3 milhões de euros pelo Orçamento da UE (fundos estruturais e de coesão, via Política Regional) que ainda proveem das verbas prometidas a Portugal no âmbito do anterior quadro financeiro, o QREN, que vigorou entre 2007 e 2013 para apresentação de candidaturas. Para esse período, a UE destinou ao país cerca de 21,5 mil milhões de euros para a Política de Coesão – no quadro em curso, o Portugal2020, estão prometidos 21,4 mil milhões de euros.

Em causa estão “grandes projetos” porque o respetivo custo estimado de candidatos a fundos europeus ultrapassa individualmente os 50 milhões de euros.

No pacote agora aprovado incluem-se obras de modernização de troços da linha ferroviária de Sintra e da linha do Norte, projetos de abastecimento de água para a Zona do Alqueva ou ainda a regularização do curso de Ribeira Brava (Madeira). Entre os 11 agora aprovados, o mais caro é o túnel da autoestrada do Marão, uma obra orçada em cerca de 106 milhões de euros e que vai receber quase 90 milhões de financiamento europeu, através do Fundo de Coesão.

“Os grandes projetos podem ser considerados como ‘embaixadores’ das atividades da política de coesão em toda a Europa e continuo a dar-lhes uma especial atenção. (…) Irão, sem dúvida, melhorar a qualidade da vida quotidiana dos portugueses e contribuir para estimular as economias locais”, afirmou a comissária para a Política Regional, Corina Cretu, citada pela publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade