As Euribor negativas têm ajudado as famílias a poupar no valor mensal da prestação do crédito à habitação, mas em contapartida estão a roubar rendimento no momento de rentabilizar as poupanças. Os depósitos tradicionais estão a pagar, virtualmente, zero e este pode ser o momento para começares a pensar numa alternativa que te ofereça uma taxa mais alta nas tuas aplicações financeiras. Uma opção interessante podem ser os chamados depósitos do “tudo ou nada”.
Com a taxa de juro média dos depósitos tradicionais atualmente nos 0,4%, ou 0,3% em termos líquidos, nos depósitos indexados terás sempre a possibilidade de conseguir taxas de juro brutas que ainda ultrapassam os 3%, segundo escreve o Diário Económico.
No Santander Totta podes encontrar o “Depósito Multi Cabaz USD”, uma aplicação a três anos, indexada a um cabaz de cinco acções, que faz variar a taxa de juro bruta entre um mínimo de 0,5% e um máximo de 3,5%, indica o jornal que fez uma ronda pelo mercado para apurar os depósitos que pagam juros acima de 3%.
Também o Banco Invest oferece, de acordo com o diário, uma aplicação onde a taxa de juro pode chegar aos 3,2%. O depósito “Invest Euro Jun-16” tem uma maturidade a 18 meses e paga no mínimo 0,2%.
Mas atenção, há uma desvantagem nestes produtos, que é aliás transversal a quase toda a oferta de depósitos indexados: não permitem a mobilização antecipada do capital, frisa o Económico.
Em 2014, os portugueses aplicaram mais de sete mil milhões de euros nestes depósitos. Um crescimento de 80% face ao ano anterior e quase quatro vezes mais em relação a 2012.
Historicamente, estes produtos tendiam a render zero ou perto de zero, em 2014, a taxa de juro média dos depósitos vencidos nesse ano chegou aos 3,8%. Ou seja, renderam o dobro face à remuneração que os bancos ofereciam no início desse ano para os depósitos a prazo simples, em torno de 1,9%, remata o jornal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta