Moradias, apartamentos, lojas e armazéns, terrenos agrícolas e urbanos. Assim é composta a carteira de imóveis do antigo Banif que estão à venda nos Açores, pela mão da sociedade gestora Oitante. Desta carteira de ativos imobiliários, avaliados em mais de 28 milhões de euros, fazem ainda parte a Estalagem Senhora da Rosa e o mítico Hotel Monte Palace, ambos em São Miguel.
O dinheiro da venda dos imóveis, segundo conta o jornal Açoriano Oriental, vai destinar-se a reembolsar o Estado pela injeção no Banif. As vendas estão a ser promovidas pela Oitante, a sociedade gestora que ficou com os ativos tóxicos do banco, após a venda do negócio da banca de retalho ter sido vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros.
A maioria dos imóveis está à venda em imobiliária, mas há outros que estão disponíveis apenas no sítio da Internet da Oitante.
No total, a sociedade tem cerca de 1,5 mil milhões de euros em ativos para vender, nomeadamente crédito malparado e imóveis. No passado dia 3 de agosto concretizou a venda do Banif Banco de Investimento (BBI) a um grupo chinês, o Bison Capital, que se compromete agora a fazer uma injeção de capital de 10 milhões de euros.
Monte Palace entre ativos à venda
O primeiro hotel de cinco estrelas dos Açores, em elevado estado de degradação, é um dos imóveis que está no mercado por 1,5 milhões de euros. A propriedade do Monte Palace que está à venda pela Oitante é constituída pelo hotel e por três prédios rústicos, "constituídos por mata quase na sua totalidade", dentro de uma área de implantação de 2.396 metros quadrados e de construção que supera os 13 mil metros quadrados.
Para poder comentar deves entrar na tua conta