Comentários: 0
"Castelo do Harry Potter" nas Caldas da Rainha vai ser concessionado a privados
autorizado

Tens interesse em investir, ou intermediar, um negócio de exploração turística? Há agora uma nova oportunidade no mercado, no âmbito do programa de Valorização do Património, com o qual o Governo pretende concessionar 30 edifícios públicos a privados. Depois do Convento de São Paulo, em Elvas, e da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, agora é a vez de serem incluídos os Pavilhões do Parque, nas Caldas da Rainha, descrito como o "Castelo do Harry Potter".

Para tornar viável esta operação, o Governo e a Câmara Municipal das Caldas assinaram esta quarta-feira memorando de entendimento que permite os Pavilhões do Parque D. Carlos I serem classificados de interesse turístico.

“Este edifício é um exemplo paradigmático de património ao abandono. Se não se fizesse nada pura e simplesmente caía. E era uma pena porque é magnífico, parece o castelo do Harry Potter”, declarou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, no âmbito da visita ao local para a assinatura do acordo.

Além do edifício dos Pavilhões - uma construção do século XIX projetada pelo arquiteto Rodrigo Berquó, e então administrador do Hospital Termal das Caldas da Rainha - a área cedida pelo Governo inclui as instalações do antigo casino, conhecidas hoje como “Casa da Cultura Céu de Vidro”.

Os imóveis, que estão num estado “razoável” de conservação segundo o Governo, são património do Estado que se encontra cedido à Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Concessão para grande unidade hoteleira por 48 anos

No documento, assinado entre o Turismo de Portugal, Direção Geral do Património Cultural, Direção Geral do Tesouro e Finanças e município citado pela Lusa, a autarquia compromete-se, por seu lado, a "lançar ainda este ano um concurso internacional" para vir a entregar a investidores hoteleiros privados a concessão dos pavilhões por 48 anos.

O projeto que vai nascer nos edifícios históricos ainda não é conhecido, mas o Governo adianta que o “complexo edificado oferece possibilidades de adaptação a uma unidade hoteleira de grande dimensão”. 

O ministério da Economia prevê divulgar a lista completa dos 10 primeiros imóveis que fazem parte do programa nacional de Valorização do Património até ao final de setembro, e os restantes 20 até ao final do ano. Em causa estará um investimento total na ordem dos 150 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade