Comentários: 0
Quinta do Paço de Valverde, em Évora, é um dos edifícios que vai ser entregue a privados
wikimedia_commons

Do lote de 30 monumentos que o Governo pretende concessionar a privados para projetos turísticos, há um pacote de 10 ativos imobiliários cujos concursos públicos serão lançados ainda este ano. O compromisso é da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. 

Até final do ano, vão ser divulgados os 30 monumentos" que vão ser concessionados e "conto que, pelo menos em relação a dez deles, os concursos públicos" sejam lançados até essa altura, disse a governante, citada pela Lusa.

150 milhões dos privados para revitalizar património

O objetivo do Governo é conseguir um investimento de cerca de 150 milhões de euros por parte dos privados e, para alcançar essa meta, os primeiros passos do programa Valorização do Património "30 imóveis, 30 projetos de investimento" já estão a ser dados. Na semana passada, o Governo assinou em Évora o memorando de entendimento para requalificar a Quinta do Paço de Valverde, depois de o acordo do Convento de S. Paulo, em Elvas (Portalegre) ter sido firmado no início de agosto.

Desenvolvida pelos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, esta iniciativa governamental visa concessionar a privados 30 imóveis históricos que se encontrem degradados para que sejam recuperados e possam acolher projetos diferenciadores de âmbito turístico. 

A ideia de base do programa passa pela requalificação destes imóveis do Estado com valor patrimonial através de investimentos privados para exploração de atividades económicas, nomeadamente hotelaria, restauração, animação e comércio, ou de atividades culturais com fins lucrativos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade