Comentários: 0
Edifício da Estação Sul e Sueste cedido pelo Estado à CML para ser um polo de animação
wikimedia_commons

Projetado pelo arquiteto Cottinelli Telmo, no estilo art decó, e construído entre 1929 e 1931, o edifício da Estação Sul e Sueste será agora cedido e reabilitado pelo Estado à Câmara Municipal de Lisboa (CML). O objetivo é transformar o imóvel, exemplo da arquitetura modernista internacional, num novo polo de animação, que funcionará como centro de atividade marítimo-turística, completando a reabilitação da zona ribeirinha central da capital.

Hoje, dia 7 de setembro, é assinado o protocolo de cedência do espaço à autarquia de Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do autarca Fernando Medina, do ministro das Finanças, Mário Centeno, do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e do diretor geral da Associação de Turismo de Lisboa,  Vítor Costa.

Localizada no Terreiro do Paço, a Estação Sul e Sueste foi durante anos a porta de entrada de Lisboa para quem chegava de barco do Barreiro.

Fazendo parte de um conjunto de cinco terminais, era a única estação ferroviária projetada para não dar serviço a comboios, nem de passageiros ou mercadorias; mas sim para garantir a ligação a Lisboa por via fluvial.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade