Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como 30 milhões de euros vão fazer de Lisboa uma cidade mais limpa

Autor: Redação

Uma cidade mais limpa. Este é o grande objetivo da Câmara Municipal de Lisboa com o plano de higiene urbana que está a preparar. Tendo como metas reduzir a produção de resíduos urbanos em 10% e aumentar a taxa de reciclagem para 42% até 2020, o município prepara-se para investir 30 milhões de euros na higiene urbana da capital.

"É uma nova era, não diria de contentores, mas de uma forma de olhar para a higiene urbana, porque esta modernização não passa só pelos contentores subterrâneos colocados em cinco locais da cidade", explica o diretor do departamento de Higiene Urbana da Câmara de Lisboa, Vítor Vieira, citado pela Lusa.

A maior parte dos investimentos, cerca de 15 milhões de euros, diz respeito à compra de 79 viaturas de remoção. O remanescente será repartido pela colocação de contentores enterrados (6,2 milhões de euros), remoção de 'graffiti' (4,2 milhões de euros por três anos), instalação de contentores de grande capacidade em bairros municipais (1,7 milhões de euros), adoção de um sistema de gestão inteligente para contentores subterrâneos (1,4 milhões de euros) e aplicação de sensores de enchimento (590 mil euros).