Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Parque junto ao Estuário do Tejo ganha prémio internacional de paisagismo

Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo está localizado na Póvoa de Santa Iria (Foto: Expresso).
Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo está localizado na Póvoa de Santa Iria (Foto: Expresso).
Autor: Redação

O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, localizado na Póvoa de Santa Iria, na zona sul de Vila Franca de Xira – a 20 minutos de Lisboa –, ganhou na semana passada uma das mais importantes distinções internacionais no âmbito do paisagismo: arrecadou o prémio internacional “WAN Landscape Award 2016”, tendo sido escolhido entre 45 espaços verdes de todo o mundo.

Segundo o Expresso, o projeto, que foi desenhado pelo ateliê Topiaris — Arquitetura Paisagista e já existe há três anos, obteve uma decisão unânime do júri internacional (baseado em Londres), que reduziu as 45 candidaturas a uma concorrida lista de seis, de onde saiu vitoriosa a portuguesa. Foi, de resto, a primeira vez que um estúdio de arquitetura nacional venceu este prémio.

De referir que em 2015 o projeto conquistou o prémio Internacional de Arquitetura “Archmarathon Awards”, na categoria de “Paisagem e Espaços Públicos”.

O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo tem 15 hectares de extensão e assume toda a envolvente desde os pavilhões industriais abandonados até às zonas de sapais e frente ribeirinha.