Comentários: 0
Suecos, o novo filão de ouro para o imobiliário português
wikimedia_commons

Depois dos franceses, ingleses, chineses, entre outros, os novos investidores estrangeiros a chegar em banda a Portugal vêm do Norte da Europa. Famílias e reformados suecos estão a descobrir os encantos do país, como o clima, a segurança e a qualidade de vida, mas acima de tudo chegam atraídos pelos benefícios fiscais, abrindo um novo filão no mercado imobiliário nacional.

A Península Ibérica tornou-se o destino preferido dos suecos, sobretudo após a recessão do mercado imobiliário espanhol em 2008. Em Espanha, que conta com quase 100 mil residentes permanentes da Suécia, durante 2016, verificaram-se 3.607 compras de imóveis por parte de suecos, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, de acordo com informação avançada pelo jornal sueco Dagens Industri.

Agora, depois do país vizinho - que tem sido o resort natural de inverno dos suecos -, Portugal surge, cada vez mais, na rota dos nórdicos no momento de decidir passar férias, parte da reforma ou mesmo viver, sobretudo com a lei portuguesa a facilitar a nível fiscal quem decida fazê-lo. 

A quantidade de suecos em Portugal quase triplicou entre 2011 e 2014, para 3500 residentes, segundo um estudo elaborado pela Swedes Worldwide. Mas o SCB - Instituto Nacional de Estatística da Suécia, considera que, atualmente, o número real já será bastante superior.

Este fenómeno de migração dos suecos para Portugal já levou mesmo a ministra das Finanças da Suécia, Magdalena Andersson, a manifestar-se contra o sistema de incentivos português dado aos cidadãos suecos. "As pessoas devem pagar impostos em Portugal ou na Suécia, é inaceitável que o sistema português não cobre impostos", declarou a ministra sueca à estação de televisão SVT.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade