Comentários: 0

Estão entre os compradores mais ativos de imóveis na Grande Lisboa, através dos vistos gold, e acabam de comprar um complexo imobiliário na zona do Campo de Santa Clara, no coração da capital, que irão reabilitar e converter num hotel de luxo. E não vão parar por aqui. Em causa estão os investidores turcos, que têm um total de 300 milhões de euros para aplicar em Portugal, em diversas áreas como o turismo, habitação e infraestruturas. O plano será apresentado, no dia 10 de abril, pela Associação Portuguesa de Cooperação com a Turquia, num almoço-conferência presidido pelo embaixador da Turquia em Portugal, Hasan Gögüs.

Na compra e reabilitação do empreendimento turístico de Santa Clara está previsto um investimento global entre 15 e 20 milhões de euros. "Será uma unidade com um conceito inovador, pois cada um dos cerca de 20 quartos será decorado com obras de arte - quadros, esculturas, instalações artísticas - avaliadas entre 60 mil e 100 mil euros, num investimento global de entre 15 e 20 milhões de euros", revelou, ao Jornal de Negócios, João Pestana Dias, CEO da Associação Portuguesa de Cooperação com a Turquia - The Trade Connection Portuguese Turkish Network.

Além disso, "através da concessão de vistos ‘gold’, há 45 investidores turcos que deverão investir cerca de 65 milhões de euros na compra e reabilitação de edifícios na Grande Lisboa, em regime de co-propriedade", detalhou a mesma fonte.

Só em janeiro e fevereiro foram concedidos 13 vistos ‘gold’ a cidadãos turcos, quase tantos como os 15 concedidos no ano passado, segundo os números oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Desde que existe este programa, foram atribuídas 42 autorizações para investimento, sendo a maioria (28) desde o último Verão.

Outros interesses

O CEO da The Trade Connection, que está a mediar estes investimentos, revelou também ao diário que será anunciada "a entrada no capital de um estaleiro naval do Norte de Portugal", tendo em vista a reparação de barcos de luxo, estando alocados a este projecto "cerca de 10 milhões de euros".

"Outros 80 a 100 milhões de euros" de capitais turcos "estão posicionados para o novo terminal multimodal a construir no Barreiro", adianta ainda João Pestana Dias, lembrando que o grupo turco Yildirim é dono da Tertir, concessionária de vários terminais portuários em Portugal.

"Bastante interessado no sector português de base tecnológica", o empresariado turco posiciona-se ainda "para investir uns 80 milhões de euros em Portugal na criação de uma rede ‘low cost’, via rádio, na chamada ‘internet of things’ [internet das coisas]".

Porquê investir em Portugal?

Uma das principais razões apontadas para este súbito interesse dos turcos, sobretudo os de classe social mais elevada, por Portugal, tem a ver com a crise política que se vive na Turquia, onde irá realizar-se um referendo no dia 16 de abril, que tem como objectivo fazer uma revisão constitucional que aumentará os poderes do seu actual presidente.

"Entre 2002 e 2015, o país registou um crescimento médio de 4,7% e, segundo a OCDE, espera-se que venha a ser uma das economias a crescer a um ritmo mais rápido até 2017", sublinha o embaixador Hasan Gögüs, também citado pelo jornal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade