Comentários: 0
Sapec promove mega projeto imobiliário na antiga zona mineira do Lousal
Sapec

A antiga zona mineira do Lousal, na zona de Grândola no Alentejo, está agora a ser reconvertida num grande empreendimento imobiliário. Destinado à habitação, mas também ao segmento turístico, o Lousal Mining Village está a ser desenvolvido pela mão da empresa Sapec, envolvendo uma área global de 96,4 hectares, que poderá albergar uma área bruta de construção de 94 mil metros quadrados (m2). 

O empreendimento está subdividido em sete “bairros” designados Barragem, Lagoa, Serrinho, Estação, S. Bernardo, Faleiros e Pinhal da Mina. Estas novas zonas de edificação visam gerar uma nova centralidade turística e de segunda habitação naquela região, que após o encerramento da exploração de pirite, em 1988, foi sujeita a uma estratégia de revitalização socioeconómica, através da reorganização dos espaços. Ou seja uma operação de loteamento para reorganizar os terrenos como bairros.

A estratégia de comercialização passa por “procurar investidores privados que podem, por exemplo, ter uma quinta com 11 hectares, onde podem construir uma moradia”, tendo “os benefícios de estar numa zona urbana”, e onde “têm acesso a igreja, mercado, padaria, hotel, barragem ou padaria”, mas beneficiam “também de estar no campo”, segundo escreve o Público, citando altos responsáveis da Sapec.

Além do investidor particular, os mentores deste projeto procuram ainda “investidores que queiram desenvolver um projeto imobiliário de maior dimensão”, salientando que os “volumes muito relevantes” disponíveis “estão aprovados tanto no PDM como em projeto de loteamento que acabamos de obter”. 

Os promotores têm sentido que "há mais apetência para projetos que envolvam segundas habitações ou destinos turísticos para os que não querem muita proximidade do mar. Existe este tipo de procura e é por aí que temos que ir, explorando a tranquilidade e segurança de viver numa aldeia no Alentejo, que dista apenas 40 quilómetros das praias alentejanas de Melides e Lagoa de Santo André”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade