Comentários: 0
Alemães investem até 100 milhões nas casas para estudantes no mercado nacional
The Stocks

A MPC Capital, uma das maiores empresas alemãs a atuar no mercado das residências universitárias e nos apartamentos de pequena dimensão, vai investir entre 50 e 100 milhões de euros em Portugal, a sua primeira experiência de internacionalização. O primeiro ativo já está comprado, no centro de Lisboa, e o objetivo é abrir também residências no Porto, nesta primeira fase, e em Coimbra, posteriormente.

“O primeiro projeto da Staytoo para Lisboa já está em desenvolvimento. É um edifício que vai ser construído de raiz, com 200 apartamentos, numa zona privilegiada de Lisboa e que deverá estar concluído em 2019”, disse o CEO da MPC Capital, Rainer Nonnengasser, citado pelo Expresso.

Além deste terreno onde irá ser construída a primeira residência Staytoo, a empresa está prestes a fechar a aquisição de um edifício para reabilitar, também na capital, e outros dois no Porto. “Temos andado à procura de lotes de terreno (também em Carcavelos, junto ao futuro Campus da Nova) e imóveis para reabilitar dos anos 70 e 80, antigos edifícios de escritórios ou hotéis”, adiantou o responsável.

Segundo Rainer Nonnengasser, “este conceito do micro-living aplica-se a estudantes e jovens profissionais que procuram algo novo, orientado para o design, que apreciem o ambiente de comunidade e partilha, mas que seja acessível e por um período limitado de tempo”. “Do ponto de vista de quem vem de fora e aqui vai ficar um ano ou pouco mais, é importante ficar no centro da cidade, onde tudo acontece”, explicou.

Os preços praticados nas residências Staytoo na Alemanha variam entre 400 e 600 euros. Os preços praticados em Portugal serão semelhantes. Segundo o Expresso, os apartamentos são mobilados e equipados e têm uma área média entre 25 m2 e 30 m2. No caso do primeiro projeto em Lisboa, está ainda previsto um jardim aberto ao público em geral (com anfiteatro para espetáculos), bem como um restaurante.

Numa área em franco desenvolvimento a nível mundial graças à atração crescente dos jovens para a mobilidade, Portugal é visto pela MPC Capital como um autêntico oásis: “O mercado em Portugal não está maduro e isso é muito interessante para nós. Atualmente diria que temos entre dois a quatro concorrentes e mais dois ou três que estão também à procura de oportunidades em Portugal. Nada que se compare a mercados competitivos na área do micro-living com o Reino Unido, por exemplo”.

De referir que o número de estudantes estrangeiros em Portugal atingiu cerca de 38 mil no ano letivo 2015/2016, equivalente a 11% da população estudantil em Portugal. E mais: 42% dos estudantes estrangeiros estão em Lisboa e 17% no Porto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta