Comentários: 0
Portugal atrai investidores estrangeiros com segurança e estilo de vida
LEMUR/Unsplash

Segurança, pessoas amigáveis e um estilo de vida atraente: eis os atributos que suportam a reputação de Portugal “lá fora”. É certo que o país arrecada pontos no ambiente social – um país perfeito para viver – , mas perde outros tantos nas variáveis económicas e políticas, que ainda não convencem os investidores estrangeiros. O país ainda é visto como zona vulnerável para injetar capital.

O que é que Portugal tem de tão atraente?  E que reputação “tem lá fora”? A edição de 2018 do "Country Reputation Report", a que o Negócios teve acesso, dá a resposta. O país manteve a 17.ª posição num total de 60 países analisados. Tem agora uma nota global de 71,9 pontos, o equivalente a uma reputação "forte/robusta". Em 2012, contudo, e durante o resgate da troika, a reputação não escapava à classificação de "fraca/vulnerável", recorda a publicação.

Investir em Portugal? Sim, mas (ainda) com reticências

As três áreas melhor avaliadas pelos estrangeiros dizem respeito à valorização da educação, ao facto de Portugal ser um "país ético com elevada transparência e baixa corrupção", e de dar um "contributo importante para a cultura global".

E se aqui Portugal tem “boa nota”, nas componentes política e económica o cenário muda para uma nota média/moderada. A falta de um "Governo eficaz", a escassez de marcas conhecidas e o ambiente pouco favorável à realização de negócios são tidos como os fatores mais penalizadores ao investimento internacional.

Quer isto dizer que o fraco enquadramento para as empresas, as operações poucos eficientes e o avanço tecnológico que ainda “deixa a desejar” podem estar a colocar barreiras à entrada de capital estrangeiro na economia portuguesa.

“As pessoas gostam cada vez mais de Portugal para visitar, viver, trabalhar e estudar, mas ainda têm alguma reticência em colocar cá o seu investimento", analisa Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, consultora que produziu o relatório em colaboração com a fundação Corporate Excellence, citado pelo Negócios.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade