Comentários: 0
Mercado Time Out no Porto consegue PIP da autarquia - Unesco considera projeto "intrusivo"
Wikipedia

Depois de muita polémica sobre a sua viabilidade, o mercado da Time Out na estação ferroviária de São Bento, no Porto, está mais perto de ser uma realidade. A Câmara Municipal deu parecer positivo ao Pedido de Informação Prévia (PIP) para o projeto, que prevê a construção de uma torre de 21 metros que o Icomos, órgão consultivo da UNESCO, considera “intrusiva”.

O despacho favorável do PIP vincula as entidades competentes na decisão sobre o pedido de licenciamento e no controlo sucessivo de operações urbanísticas sujeitas a comunicação prévia, desde que apresentado num prazo de um ano, a contar da data da decisão.

Mas o “parecer favorável” ao PIP, esclarece a autarquia, citada pela Lusa, frisando que“não é o mesmo que um licenciamento”. A Time Out tem de fazer agora esse pedido para “dar seguimento ao processo” - passo que será dado em breve. 

“Contamos apresentar à câmara o projecto para licenciamento até ao final do ano, já antecipando que possam surgir questões técnicas”, declarou à agência de notícias, o presidente da Time Out Market, João Cepeda. “Estamos mais perto do que alguma vez estivemos, mas é só o começo. A partir de agora é que começa o processo”, disse.

“Sempre dissemos que levaríamos o tempo que fosse necessário para garantir o respeito pelo património”, concluiu, sublinhando que o mercado Time Out Porto mereceu a aprovação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), do Conselho Nacional de Cultura e, agora, da Câmara do Porto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta