O Zmar, um empreendimento turístico alentejano, próximo da Zambujeira do Mar, está agora nas mãos de uma sociedade controlada pelo fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR), que há um ano comprou a carteira de crédito malparado Nata 1 do Novo Banco por mais de 2.000 milhoes de euros.
Na prática, e segundo explica o Jornal de Negócios, a carteira incluía 7,3 milhões que a Cravex, empresa que faliu e que tinha como principal ativo uma participação de 56,6% na Multiparques a Céu Aberto, Campismo e Caravanismo em Parques (a dona a 100% do Zmar), devia ao Novo Banco.
Perante o processo de insolvência, a Cravex colocou à venda a sua participação social na Multiparques, através de um leilão eletrónico, mas os credores (neste caso a KKR), rejeitaram a oferta máxima recebida, de 2,619 milhões. Depois, e segundo conta a mesma publicação, uma sociedade pertencente ao fundo norte-americano KKR ultrapassou os 3,2 milhões de euros pedidos em leilão, passando assim a controlar a maioria do capital da empresa dona do Zmar (a Multiparques).
A sociedade que detém os 56,6% do capital chama-se Ares Lusitani, e é detida a 100% pela HipoGes, que pertence ao universo KKR.
Para poder comentar deves entrar na tua conta