Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Há mais de 100 projetos de empreendimentos turísticos “à espera” de avançar em Portugal

A zona do sul do país concentra a maioria dos novos projetos. A região de Lisboa poderá vir a ganhar mais 8.500 camas.

Photo by Hendrik Morkel on Unsplash
Photo by Hendrik Morkel on Unsplash
Autor: Redação

O investimento no turismo continua ao rubro – e os números falam por si. Neste momento, há 105 projetos de empreendimentos turísticos com “luz verde” do Turismo de Portugal para avançar. A zona do sul do país concentra a maioria dos novos projetos, nomeadamente a região de Lisboa, que poderá vir a ganhar mais 8.500 camas para receber turistas.

Os dados são do Turismo de Portugal, citados pelo Negócios, e resultam do conjunto de pedidos de informação prévia que a instituição recebeu. O parecer positivo foi dado a mais de 100 projetos mas, na prática, não quer dizer que avancem, uma vez que os pedidos de informação prévia servem apenas para que se conheçam as condicionantes urbanísticas do projeto – não há nenhum vínculo que obrigue à sua execução.

Se avancarem, os projetos em causa vão trazer para o mercado mais 12.404 camas, que deverão juntar-se às 340.349 já existentes –  a maioria serão hotéis, mas também há registo de hotéis-apartamentos, aldeamentos turísticos e apartamentos turísticos. Dos 105 projetos previstos, 29 projetos encontram-se na Área Metropolitana de Lisboa, 23 no Algarve e 21 projetos no Alentejo. Mais acima, na região Norte, há 18 empreendimentos em cima da mesa e, no Centro, 14.