Futura ETAR tem uma área de implementação de 7.000 m2 e terá capacidade total global para servir 2.500 habitantes.
Comentários: 0
Comporta vai ter uma nova ETAR – custará 1,9 milhões
dstgroup

A Comporta (Setúbal), uma localidade onde o investimento em infraestruturas turísticas está a crescer, vai ter uma nova ETAR, que custará 1,9 milhões de euros e estará concluída em maio de 2021. A conceção e execução da obra estará a cargo da dst,sa, empresa do dstgroup, que ganhou a empreitada no concurso público lançado pelas Águas Públicas do Alentejo. 

“Com uma área de implantação na ordem dos 7.000 metros quadrados (m2), a futura ETAR da Comporta irá servir o lugar de Comporta, em Alcácer do Sal, e terá uma capacidade total global para servir 2.500 habitantes. A empreitada hidráulica terá consideradas zonas de reserva, o que lhe permitirá triplicar a respetiva capacidade e responder, caso necessário, a exigências equivalentes a mais 5.000 habitantes”, refere o dstgroup, em comunicado. 

Trata-se de um projeto assinado pela Noráqua que prevê que as águas residuais brutas cheguem à ETAR a partir da Estação Elevatória da EE da Comporta, através de uma conduta elevatória, explica a empresa.

“A infraestrutura estará equipada com um sistema de tratamento tecnologicamente avançado, incluindo tratamento primário, biológico e desinfeção adicional para produção de água para reutilização e tratamento de lamas por desidratação, com o objetivo de atingir elevados níveis de tratamento com a menor pegada possível. O tratamento biológico por lamas ativadas num sistema sequencial funcionará em regime de média carga, durante a época alta, e em baixa carga durante a época baixa. O projeto pretende contribuir para a sustentabilidade ambiental da região em que se insere, particularmente do ecossistema do Estuário do Sado, área classificada como Reserva Natural”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade