O objetivo da promotora especializada em logística é atingir os cerca de 500 mil metros quadrados (m2) na Península Ibérica nos próximos dois anos.
Comentários: 0
Panattoni chega a Portugal: norte-americana vai investir em dois projetos logísticos em Lisboa
Panattoni

A promotora norte-americana Panattoni vai investir cerca de 190 milhões de euros em mais de uma dezena de novos projetos em Portugal e Espanha até 2023. Em solo lusitano, a empresa está a negociar a compra de terrenos para construir dois ativos logísticos na região de Lisboa. O objetivo é atingir os cerca de 500 mil metros quadrados (m2) na Península Ibérica nos próximos dois anos.

A empresa especializada em projetos na área da logística entrou em território ibérico no ano passado, com a compra de cerca de 100 mil metros quadrados de terrenos em Espanha, onde já iniciou o desenvolvimento de investimentos de 100 milhões de euros, segundo noticia o Eje Prime. Atualmente, a empresa tem seis projetos em fase de construção e desenvolvimento, e outros seis encontram-se em diferentes estágios. A promotora investiu 15 milhões na construção do Panattoni Park Madrid Este, que terá 28.400 m2 e será entregue à Leroy Merlin no segundo semestre deste ano, bem como um projeto em Cádiz, de 18 milhões euros, e outro em Saragoça, de 20 milhões, finalizados ainda este ano.

No próximo ano, de acordo com a mesma publicação, a norte-americana prevê entregar parques logísticos em Valência, Barcelona e Vitória, num total de 60 mil m2 e investimentos de 56 milhões de euros.

Além disso, está a negociar a compra de terrenos para outros seis projetos em Madrid, Zaragoza, Sevilha, Barcelona e Lisboa, onde espera construir dois parques logísticos. “São projetos de longo prazo e de risco, mas acreditamos que são necessários face à grande procura que existe atualmente e também pela necessidade de renovar infraestruturas obsoletas”, explica o  diretor-geral da Panattoni para Espanha e Portugal, Gustavo Cardozo, ao Eje Prime.

Para o responsável, a revolução provocada pelo comércio electrónico está está a transformar a logística em todo o mundo. “Antes do boom do comércio eletrónico bastava ter Madrid, Barcelona, ​​Valência e a zona norte cobertas logisticamente; agora o imediatismo e o maior volume exigem uma capilaridade muito maior e a necessidade de estar em cidades com mais de 200 mil habitantes”, diz.

A par do desenvolvimento destes projetos, os planos da Panattoni passam por comprar mais 280 mil m2 para construção a partir de 2022, somando cerca de 500 mil m2 em Espanha e em Portugal.

A Panattoni está sediada em Newport, Califórnia, onde foi fundada há trinta anos. Chegou à Europa há quinze anos e tem escritórios na Polónia, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Luxemburgo, Alemanha, Holanda e, desde o ano passado, Espanha. Até o momento, já desenvolveu projetos na Europa que totalizam mais de 9,6 milhões de m2.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta