
Em julho de 2021, o valor gerido pelos vários fundos de investimento imobiliário portugueses atingiu 10.622,5 milhões de euros, menos 159,7 milhões (1,48%) que em junho, segundo dados divulgados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
De acordo com o regulador e supervisor, no mês em causa, o montante investido nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) decresceu 1,0% para 7.903,9 milhões de euros. Já nos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII), o valor recuou 3,07% para 2.304,4 milhões de euros. Por fim, nos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) o montante investido recuou 0,8% para 414,2 milhões de euros.
“No período em análise, os países da União Europeia (UE) foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total)”, lê-se no site da CMVM.
De referir que, em julho, a Interfundos (11,8%), a Square AM (11,8%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,1%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.
Por outro lado, foram liquidados no mesmo mês dois FEII geridos pela Interfundos, o “Stone Capital – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado” e o “Gestimo – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, e um FII gerido pela GNB Real Estate, o “Imoarruda – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta