Valor sob gestão dos fundos imobiliários atingiu 10.583,6 milhões de euros em dezembro, mais 159 milhões (1,52%) que no mês anterior.
Comentários: 0
Fundos de investimento imobiliário fecham 2020 em alta
Imagem de Jörg Hertle por Pixabay

Em dezembro de 2020, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.583,6 milhões de euros, mais 159 milhões (1,52%) que no mês anterior, segundo a Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o supervisor, o montante investido subiu, em termos mensais, nos três tipos de fundos imobiliários, tendo aumentado 0,7% para 7.752,5 milhões de euros nos FII, 1,1% para 2.409,1 milhões de euros nos FEII e 24% para 422 milhões de euros nos FUNGEPI.

“No período em análise, os países da União Europeia (UE) foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47,1% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total)”, refere a CMVM, adiantando que a Interfundos (12,5%), a Square AM (11,3%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,2%) detinham as quotas de mercado mais elevadas no último mês do ano passado.

De referir, ainda, que foram constituídas as sociedades especiais de investimento imobiliário “Substância Numérica – SICAFI, SA” e "Coincident Discovery, SICAFI, SA”, geridas pela Lynx, e a “Almost Future, SICAFI, SA”, gerida pela Silvip.

Por outro lado, foram liquidados os seguintes fundos imobiliários: o FII “Solid – Fundo de Investimento Imobiliário”, gerido pela GNB Real Estate, e os FEII “R Invest – Fundo Especial de Investimento Imobiliário”, gerido pela GNB Real Estate, "Imoreserve – Fundo Especial de Investimento Imobiliário", gerido pela First Fund Box, e os "Oceânico – Fundo Especial de Investimento Imobiliário" e "Gestão Imobiliária – Fundo Especial de Investimento Imobiliário", geridos pela Interfundos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta