
Porto e Braga surgem no ranking da revista fDi Intelligence, “European Cities and Regions of the Future 2022/23 - the Best and the brightest among Europe investments destination”, publicação do jornal britânico Financial Times. As duas cidades encontram-se no top 10 de duas categorias distintas, o que demonstra, uma vez mais, que Portugal se mantém no radar dos investidores, mesmo em tempos de pandemia.
O Porto encontra-se na terceira posição do ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro, tendo subido dois lugares face à edição anterior do estudo (2020/21). Vilnius (Lituânia) e Belfast (Reino Unido) ocupam, por esta ordem, os dois primeiros lugares do pódio.
Já Braga é considerada a quinta cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com uma população até 200 mil habitantes, tendo subido também duas posições na hierarquia face ao estudo anterior (2020/2021). Doncaster (Reino Unido) lidera este ranking, encontrando-se à frente de Londonderry (Reino Unido), Plovdiv (Bulgária) e Middlesbrough (Reino Unido).
Câmara do Porto enaltece estratégia de atração de investidores
“O resultado reflete a prioridade que o município do Porto atribui à dinamização económica e criação de emprego através da atração de empresas e investidores estrangeiros para o Porto. A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. Desde a sua criação, em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1.700 milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18 mil novos postos de trabalho no Porto”, lê-se no site Porto.pt, produzido pelo departamento municipal de comunicação e promoção da Câmara Municipal do Porto (CMP).
Segundo a autarquia, para elaborar este ranking, o painel de júris convidados pela fDi Magazine avaliou as estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população. Entre os vários indicadores considerados estão o tipo de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os setores em maior crescimento e as iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia.
A CMP adianta que a cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” realiza-se dia 15 de março, em paralelo ao MIPIM 2022, a maior feira de investimento imobiliário da Europa, onde o Município do Porto voltará a marcar presença com um stand próprio e a maior representação de sempre.
Para poder comentar deves entrar na tua conta