Em janeiro e fevereiro de 2022, o investimento captado através dos vistos gold na Madeira rondou os dois milhões de euros. No total, foram atribuídos quatro Autorizações para Residência para Atividade de Investimento (ARI) na região autónoma.
No primeiro mês do ano foram concedidas três ARI a cidadãos do Canáda (num investimento de 636 mil euros), Rússia e Irão, segundo dados fornecidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ao Jornal Económico Madeira. Também há registo de um investimento de um australiano na região, em fevereiro, no valor de 590 mil euros.
Dados recentes, citados pela Lusa, revelam que o investimento captado através dos vistos gold na Madeira foi de 60 milhões de euros entre 2017 e 2021, sobretudo no setor imobiliário, e corresponde a 50 autorizações de residência. Os cidadãos que fizeram aquisições superiores a 500 mil euros na região autónoma desde 2017, ao abrigo do ARI, são maioritariamente russos e norte-americanos, havendo também registo de brasileiros, chineses, sul-africanos e bolivianos.
Segundo dados do SEF divulgados em janeiro, o investimento captado através dos vistos gold aumentou 52% ao nível nacional em dezembro, face a igual período de 2020, para 42,1 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta