Cidadãos que fizeram aquisições superiores a 500 mil euros desde 2017, ao abrigo do ARI, são sobretudo russos e norte-americanos.
Comentários: 0
Vistos gold Madeira
Unsplash
Lusa

O investimento captado através dos vistos gold na Madeira foi de 60 milhões de euros entre 2017 e 2021, sobretudo no setor imobiliário, e corresponde a 50 autorizações de residência, segundo informou o Governo Regional. “É uma oportunidade para a Região Autónoma da Madeira, uma oportunidade para a economia da Madeira, uma oportunidade para um setor em franco crescimento”, disse o secretário da Economia, Rui Barreto, sublinhando que a perspetiva dos agentes imobiliários é de “confiança” e de “crescimento”.

O governante, que falava na abertura de um seminário sobre os vistos gold, no Funchal, considera que as recentes alterações no programa de Autorização de Residência para Investimento (ARI), que excluem Lisboa e Porto, constituem uma “enorme oportunidade” para a Madeira.

Os cidadãos que fizeram aquisições superiores a 500 mil euros na região autónoma desde 2017, ao abrigo do ARI, são maioritariamente russos e norte-americanos, havendo também registo de brasileiros, chineses, sul-africanos e bolivianos.

Comprar casa na Madeira
Unsplash

“Estamos a falar de investimentos na área residencial de luxo, mas o Governo Regional está preocupado também com a oferta no mercado imobiliário para os residentes e pessoas que têm baixo rendimento”, disse Rui Barreto, admitindo que os vistos gold inflacionam o preço das casas.

O secretário da Economia salientou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Madeira prevê 136 milhões de euros para construção de habitação a preços controlados e apoio ao arrendamento.

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) divulgados em janeiro, o investimento captado através dos vistos gold aumentou 52% ao nível nacional em dezembro, face a igual período de 2020, para 42,1 milhões de euros. Em dezembro de 2020, o investimento ascendeu a 27,7 milhões de euros. Face a novembro de 2021 (46,6 milhões de euros), o montante captado por via do programa de Autorização de Residência para Investimento caiu 9,6%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade