
Os espanhóis da Thor Spain Private Equity (Thor) acabam de formalizar a anunciada expansão do negócio de residências seniores em Portugal. A promotora de espaços de saúde e hospitalares realizou a sua primeira operação no Porto, adquirindo uma empresa detentora de um ativo residencial na Rua 5 de Outubro, bem como o projeto técnico e o contrato do operador da ERPI (estrutura residencial para idosos).
A futura residência para idosos, cuja gestão será da responsabilidade da DomusVi, terá seis pisos e uma área de 6.915 metros quadrados (m2), com capacidade para 112 residentes em 96 quartos individuais e oito duplos.
Portugal é atualmente o terceiro país na Europa com um maior peso de população idosa (+ 65 anos) e em 2050 será o primeiro. E, apesar de ser dos países com maior esperança média de vida na Europa, é também onde o número médio de anos de vida sénior saudável é menor.
Em menos de 30 anos, mais de um terço da população residente em Portugal será sénior, o que equivale a um total de 3,3 milhões de pessoas (mais 1 milhão que os atuais 2,3). Para dar resposta a esta evolução demográfica, serão necessárias mais 55 mil camas em residências seniores, metade do que existe atualmente, de acordo com o estudo ‘Building a healthier and more thriving future’, divulgado pela CBRE, destacando a atratividade destes ativos para operadores e investidores.

Setúbal, Guimarães e Algarve na mira da Private Equity espanhola para investir em novas residências seniores
A subsidiária da Thor Spain em Portugal está neste momento a estudar uma carteira com seis operações, cuja estimativa de investimento será divulgada ao longo de 2022, segundo o grupo. Depois projeto do Porto seguem-se duas residências para idosos e em situação de dependência em Setúbal, Guimarães e Algarve, segundo avançou Miguel Ángel Pascual, diretor geral da Thor Espanha, no ano passado.
Por outro lado, em março deste ano, a empresa comprou o antigo Hotel Palmera Plaza de Jerez, em Espanha, que o reabilitará para abrigar um lar de idosos. O grupo adquiriu a propriedade do empresário José Luis López, que tinha comprado este hotel meses antes, e que está fechado há anos.
A Thor, que é uma empresa que desenvolve espaços hospitalares e de saúde, cujo negócio passa pela promoção dos mesmos, que são depois administrados por uma operadora de saúde, diz que atualmente possui mais de 2.250 vagas para residentes em desenvolvimento em todo o território espanhol.
Para poder comentar deves entrar na tua conta