
Há um novo fundo imobiliário brasileiro que está de olhos postos nos shoppings portugueses detidos pela banca. Chama-se Fundo Ibéria Shoppings e foi fundado recentemente por Renato Rique, presidente do maior grupo de centros comerciais da América Latina, e pelo banco brasileiro BTG Pactual. O primeiro shopping foi comprado no Algarve por cerca de 17,5 milhões de euros.
Em concreto, o Fundo Ibéria Shoppings I já realizou aquela que é a sua primeira aquisição imobiliária na Península Ibérica: o shopping algarvio Tavira Gran-Plaza. O negócio terá sido fechado por 17,5 milhões de euros, de acordo com o portal brasileiro de notícias Neo Feed. Este shopping deverá agora ser gerido pela Widerproperty, gestora portuguesa de centros comerciais que é controlada pelo empresário Renato Rique desde junho de 2022, escreve o Jornal de Negócios.
E não deverá ficar por aqui. O Fundo Ibéria Shoppings I está empenhado em comprar ativos em Portugal e Espanha que estejam nas mãos dos bancos e, para isso, tem ao dispor até 600 milhões de reais (cerca de 115,6 milhões de euros). Em breve, deverá comprar mais um shopping e no próximo ano deverá avançar com a terceira aquisição, desembolsando para o efeito um total de 80 milhões de euros, escreve o mesmo jornal.
Por detrás deste novo fundo de investimento imobiliário está Renato Rique, presidente da Allos, o maior grupo de centros comerciais da América Latina, que tem sob sua gestão 62 shoppings. Esta gigante dos centros comerciais foi recentemente criada depois da fusão entre a a brMalls e a Aliansce Sonae - que, por sua vez, resultou da fusão da Sonae Sierra Brasil com a Aliansce, em 2019.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta