Maior investidor imobiliário do mundo quer aproveitar o 'boom' do setor hoteleiro.
Comentários: 0
Blackstone investe forte no setor hoteleiro em todo o mundo
Grand Hyatt Atenas HIP/Grand Hyatt Athens

A Blackstone investiu mais de 500 milhões de euros em hotéis em destinos de férias no sul da Europa, nomeadamente em Portugal, durante o ano passado. O maior investidor imobiliário do mundo continua, assim, a expandir o seu vasto portefólio imobiliário para tirar proveiro do 'boom' do turismo num cenário pós-pandemia.

O último negócio da maior gestora de ativos alternativos do mundo, de origem norte-americana, foi a aquisição do Grand Hyatt Athens aos grupos imobiliários privados Henderson Park e Hines por 235 milhões de euros. O acordo eleva o investimento total da Blackstone em hotéis em Portugal, Grécia, Espanha e Itália durante o ano passado para 500 milhões de euros.

“Os países do sul da Europa estão a registar um aumento no número de visitantes de todo o mundo, juntamente com estações de verão mais longas, o que aponta para fortes fundamentos de investimento a longo prazo”, disse James Seppala, diretor imobiliário para a Europa da Blackstone.

O investimento hoteleiro tornou-se um foco importante para os investidores na Europa, impulsionado por uma recuperação pós-pandemia nas viagens e pelo aumento dos preços dos quartos em toda a região.

De acordo com um estudo da Deloitte, prevê-se um aumento da atividade de fusões e aquisições no setor hoteleiro europeu em 2025, com 54% das empresas a responderem que planeiam avançar com mais aquisições.

A tendência de apostar no sul da Europa, especialmente em Espanha e Portugal, parece estar a ganhar força, concluiu o estudo, à medida que os investidores procuram crescer numa região onde as marcas hoteleiras globais continuam a ter pouca penetração em comparação com outras partes da Europa.

A Península Ibérica tem sofrido um aumento de incêndios, secas e ondas de calor extremas, que correm o risco de dissuadir os turistas no pico do verão. Mas estas alterações também contribuíram para um aumento das reservas nas chamadas “épocas baixas”, antes e depois dos meses de pico de junho a setembro.

Blackstone: os números de um gigante do imobiliário

A Blackstone acumulou um portefólio de cerca de 22 mil quartos de hotel em mais de 70 propriedades no sul da Europa, incluindo 10 hotéis na Grécia. Em 2017, por exemplo, adquiriu a Hotel Investment Partners (HIP), um grupo hoteleiro espanhol que detém propriedades em toda a região, e investiu para as renovar antes de as arrendar a operadores hoteleiros como a Ritz-Carlton, Hilton e Marriott.

O fundo soberano de Singapura GIC comprou uma participação de 35% na HIP no ano passado, avaliando o negócio hoteleiro em 4.000 milhões de euros. Os dois investidores já afirmaram que o negócio permitiria suportar um maior crescimento. A HIP, de resto, irá operar o hotel em Atenas que foi recentemente adquirido pela Blackstone.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta