Usufruindo de benefícios fiscais, os fundos imobiliários não pagaram imposto sobre 1,7 mil milhões de rendimentos entre 2020 e 2022.
Comentários: 0
Fundos imobiliários
Freepik

De 2020 a 2022, o Estado só encaixou 27 milhões de euros em receita fiscal na tributação de fundos de investimento imobiliário. Em causa estão dados que constam num relatório de auditoria aos benefícios fiscais aos fundos de investimento imobiliário, feito pelo Tribunal de Contas (TdC) a pedido da Assembleia da República.

Segundo o Expresso, que se apoia no referido relatório, usufruindo de benefícios fiscais, os fundos imobiliários em causa não pagaram imposto sobre 1,7 mil milhões de rendimentos durante o período em análise. 

Desde 2015 que os fundos de investimento imobiliário usufruem de um regime fiscal que isenta de imposto em sede de IRC os rendimentos associados à atividade destes veículos: prediais (os resultantes de rendas), de capitais como (juros) e mais-valias. 

“O imposto destes montantes só é pago em sede de IRS, ou seja, ao nível do rendimento de quem investe nestes fundos, no momento em que recebem juros ou liquidam os investimentos”, escreve a publicação.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta