
A exposição dos 265 fundos de investimento imobiliário a imóveis de habitação em Portugal superou os 2,5 mil milhões de euros em dezembro de 2023, um valor 59% superior ao registado no mês anterior e 63% acima do verificado no período homólogo, segundo dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM).
De acordo com o ECO, trata-se do valor mais elevado desde 2016, quando a CMVM passou a disponibilizar a fragmentação das carteiras dos fundos por finalidade dos imóveis.
O investimento em ativos residenciais na União Europeia (UE) – sobretudo localizados em Portugal – foi, de longe, a maior aposta dos fundos imobiliários no ano passado, crescendo a um ritmo três vezes maior que a média do investimento realizado pelos fundos em imóveis dos setores do comércio e serviços, escreve a publicação.
Entretanto, e segundo a informação que consta no site da CMVM, em dezembro de 2023, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Omobiliário (FUNGEPI) atingiu 14.473,8 milhões de euros, mais 1.581,0 milhões (12,3%) que em novembro.
“O montante investido nos FII subiu 13,6% para 13.445,3 milhões de euros. Nos FEII, o valor decresceu 2,5% para 829,4 milhões de euros e nos FUNGEPI recuou 2,5% para 199,1 milhões de euros”, lê-se na nota.
Segundo o regulador de mercado, no último mês de 2023, os países da UE foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (66,2%).
A Square AM (12,44%), a Lynx Asset Managers (8,43%) e a GEF (6,82%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, conclui a CMVM.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta