Fundos imobiliários

Fundos de investimento imobiliário só pagaram 27 milhões em impostos

De 2020 a 2022, o Estado só encaixou 27 milhões de euros em receita fiscal na tributação de fundos de investimento imobiliário. Em causa estão dados que constam num relatório de auditoria aos benefícios fiscais aos fundos de investimento imobiliário, feito pelo Tribunal de Contas (TdC) a pedido da Assembleia da República.
casas em Portugal

Empresas só usaram 1,4% das verbas do FCT para habitação

Apesar das novas regras que permitem às empresas utilizar o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) para apoiar a habitação dos seus trabalhadores, essa possibilidade teve uma adesão residual em 2024. De acordo com os dados mais recentes, apenas 1,4% dos montantes resgatados do fundo serviram esse fim.
Ginásio Solinca

Fundo imobiliário da CORUM compra portefólio de ginásios Solinca

Já se sabia que a CORUM Investments tinha comprado, no ano passado, um imóvel comercial em Portugal, passando a deter 17 ao todo no país. O nome do arrendatário não foi, no entanto, revelado na altura, no evento de apresentação dos resultados da empresa. Trata-se de um portefólio de três ginásios Solinca que estava na posse da SC Fitness, revela agora a Sociedade de Investimento Imobiliário de origem francesa. Em causa está uma operação de ‘sale and leaseback’ que representa um investimento de 17,5 milhões de euros.
Fundos europeus

Fundos europeus: Portugal no top 10 dos países com mais financiamento

Que países beneficiaram de mais financiamento da coesão pelo grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) em 2023? A lista é liderada por França, sendo que Espanha e Polónia, por esta ordem, encontram-se no segundo e terceiro lugares do pódio, respetivamente. Portugal ocupa o oitavo lugar do ranking.
Pedro Coelho, CEO da Square Asset Managment

“Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”

A Square Asset Management (Square AM) foi constituída como sociedade independente regulamentada há 22 anos, em 2002. Três anos mais tarde, em 2005, foi lançado o fundo de rendimento aberto CA Património Crescente, o maior fundo imobiliário nacional, e mais recentemente o Property Core Real Estate Fund. Pedro Coelho recebe-nos, sorridente e de braços abertos, no escritório da Square AM, localizado no 14º piso da Torre 3 das Amoreiras, naquela que é uma das melhores vistas sobre Lisboa, como faz questão de referir. “Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”, diz, com o Tejo como pano de fundo, o CEO da sociedade em entrevista ao idealista/news. “Há uma parte de uma geração nova que não sabe bem viver com a inflação e está habituada a preços fixos, digamos assim. Os mais antigos já tiveram inflações muito mais altas”, argumenta. 
Fundos imobiliários em Portugal

Fundo imobiliário nasce pela mão da Green One Capital e da Noronha Sanches

A sociedade gestora de fundos Green One Capital, anteriormente designada Optime Investments e que pertence desde 2021 ao grupo Emerald, e a gestora de investimentos Noronha Sanches lançaram um novo fundo de capital de risco, denominado Premium Investments Portugal (PIP). O mesmo está focado em projetos turísticos, imobiliário de luxo e outros ativos, visando atingir rentabilidades que poderão chegar aos 20%.
Venda da Efacec

Venda da Efacec com 4 propostas – mas só uma quer manter trabalhadores

A história da reprivatização a Efacec já vai longa e promete correr ainda muita tinta. Há quatro propostas em cima da mesa para a compra desta empresa pública com negócios na área da energia, engenharia e mobilidade. Mas só uma, nomeadamente a do agrupamento Visabeira-Sodecia, é que contempla o desenvolvimento da Efacec e a manutenção de mais de 2 mil postos de trabalho no longo prazo.
Fundos de investimento imobiliário estão em alta em Portugal

Fundos imobiliários: valor sob gestão sobe para 12,3 mil milhões

Em março de 2023, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 12.339,9 milhões de euros, mais 62,8 milhões (0,5%) que em fevereiro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Crédito habitação nos EUA

Nova forma de comprar casa nos EUA passa por hipotecar fundos e ações

As taxas de juro do crédito habitação nos EUA já superam os 5%, sendo que os compradores de imóveis mais ricos tentam encontrar formas de financiamento mais acessíveis. Nos últimos meses, tem havido uma tendência crescente de pedir dinheiro emprestado oferecendo como garantia ativos financeiros, sejam eles fundos de investimento, ações ou outros, pelos quais se estão a pagar juros em torno de 3%. São os chamados empréstimos colaterais, que têm, claro, riscos associados.
Fundos de investimento imobiliário em Portugal

Compra de fundos para promoção pública de casas sem fiscalização prévia

Os deputados aprovaram esta quinta-feira (26 de maio de 2022) uma proposta do PS que isenta de fiscalização prévia do Tribunal de Contas (TC) a aquisição de unidades de participação em fundos de investimento imobiliário para promoção pública de habitação, como é o caso do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE).
Estações ferroviárias em Portugal

Estações procuram investidores em turismo: há 10 concursos abertos

Há 10 novos concursos lançados no âmbito do Fundo Revive Natureza que visa transformar antigos imóveis públicos em novas instalações turísticas. Em causa estão 12 estações ferroviárias situadas nos distritos de Viana do Castelo e Bragança que aguardam investidores em turismo. As candidaturas já estão abertas e poderão ser submetidas até 21 de setembro de 2022.
Fundos de investimento em Portugal

Fundos de investimento fecham 2021 em máximos de 2008

No final de dezembro de 2021, os fundos de investimento tinham emitido 35,5 mil milhões de euros de unidades de participação, o valor mais elevado desde janeiro de 2008, revelou recentemente o Banco de Portugal (BdP), salientando que a atividade dos fundos tem crescido desde 2019, tendo a subida apenas sido interrompida em março de 2020, mês marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 ao país.
Fundos de investimento captam mais de 4 mil milhões em 2021

Fundos de investimento nacionais captam mais de 4 mil milhões em 2021

Os fundos de investimento geridos por entidades nacionais fecharam o ano de 2021 com subscrições líquidas de 4.260,3 milhões de euros. Trata-se, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP), de um novo recorde, superando o anterior máximo registado em 2005, ano em que os fundos captaram 3.051 milhões de euros.
Fundo de investimento imobiliário investe na Guarda

Fundo de investimento imobiliário quer investir 6,8 milhões na Guarda

O grupo Dark, gerido pela empresa Darkland, tem um fundo de investimento imobiliário, privado e fechado, que tenciona investir 6,8 milhões de euros na Guarda até 2030. O fundo concentra-se na aquisição e desenvolvimento de projetos residenciais, estando para já direcionado para os centros históricos das cidades onde está presente, como por exemplo Guarda, Covilhã e Seia.
Estes sete portugueses integram o top 25 europeu dos maiores beneficiários de fundos comunitários

Estes sete portugueses integram o top 25 europeu dos maiores beneficiários de fundos comunitários

São sete os empresários portugueses que integram o primeiro ranking feito a nível europeu sobre as 25 pessoas mais beneficiadas pelos fundos comunitários entre 2014 e 2020. Fernando Campos Nunes, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Visabeira, e António Mota, presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, surgem no top cinco, ocupando o terceiro e quarto lugares, respetivamente, com 76,6 milhões e 72,6 milhões de euros. A lista é liderada pelo casal indiano Mittal – beneficiaram de 101,1 milhões de euros de fundos europeus através de 17 empresas que controlam em seis países.
Henderson Park atribui gestão do Lagoas Park à CBRE

Henderson Park atribui gestão do Lagoas Park à CBRE

A Henderson Park Capital Partners atribuiu à CBRE Portugal a gestão do Lagoas Park, em Oeiras. Agora, o objetivo de ambas passa por reforçar o posicionamento deste que já é considerado o maior parque de escritórios da Península Ibérica. Note-se que este foi o ativo adquirido pelo fundo britânico em agosto de 2020 por 421 milhões de euros à Kildare Partners.
Fundos imobiliários geriam menos 66,4 milhões de euros em janeiro face a dezembro

Fundos imobiliários geriam menos 66,4 milhões de euros em janeiro face a dezembro

O valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário portugueses atingiu 10.768,6 milhões de euros em janeiro de 2021, menos 66,4 milhões (0,6%) que no mês anterior. No primeiro mês deste ano, o montante investido nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) caiu 0,7% para 7.946,9 milhões de euros, tendo recuado também nos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) – 0,2% para 2.404,3 milhões de euros – e nos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) – 1,1% para 417,4 milhões de euros.