Grupo quer comprar promotoras em Portugal e Espanha e antecipa lançamento de mais dois fundos.
Comentários: 0
fundos de investimento
Freepik

A Hipoges, através da sua subsidiária Finprop Capital, lançou o seu primeiro fundo de crédito no valor de 25 milhões de euros, com o objetivo de financiar projetos de promoção imobiliária e construção, sobretudo em Portugal e Espanha. A compra de promotoras imobiliárias nos dois países também está nos seus planos. 

A notícia foi avançada por António Nogueira Leite, Senior Advisor da Hipoges, ao Jornal Económico. Este novo fundo surge num contexto de forte retração do crédito bancário ao setor imobiliário, agravado pela entrada em vigor do novo pacote regulatório Basileia IV. 

“Há muitos promotores imobiliários, não só os grandes, mas também os de média dimensão, com dificuldade de acesso ao crédito”, referiu o gestor. O capital do fundo foi reunido junto de cerca de 200 investidores, aproveitando o novo enquadramento fiscal criado em março do ano passado, que veio alinhar os fundos de crédito portugueses com os seus congéneres internacionais.

Segundo Nogueira Leite, os fundos de crédito têm hoje um papel relevante no financiamento imobiliário em mercados como o Reino Unido ou a Irlanda, onde os bancos deixaram praticamente de financiar promoção e construção. Portugal poderá seguir o mesmo caminho, especialmente face à escassez crónica de nova habitação. 

“Na Europa, e em Portugal em concreto, existe uma falta enorme de construção e de nova habitação. Olhamos com atenção para esta atividade, nomeadamente através do financiamento”, afirmou.

O senior advisor adiantou ainda que a Finprop prepara o lançamento de mais dois fundos: um segundo fundo de crédito e um fundo imobiliário dedicado à habitação, o qual poderá servir a habitação para classe média. "Não é exclusivamente dedicado à habitação acessível, mas havendo condições para ter rentabilidades aceitáveis no investimento em habitação para a classe média, estamos interessados", referiu António Nogueira Leite na mesma entrevista, adiantando que o fundo também pode financiar projetos imobiliários de luxo.

Paralelamente, a Hipoges está a analisar oportunidades para adquirir empresas de promoção imobiliária em Portugal e Espanha, embora ainda não tenha nada em concreto. "É um negócio para o qual estamos a olhar", referiu.

*Notícia atualizada dia 12 de maio, às 13h11, com mais informações sobre o fundo dedicado à habitação e compra de empresas de promoção imobiliária.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta