O Sport Lisboa e Benfica prepara-se para abrir as portas do 1904 Benfica Hotel, localizado na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa, no edifício que outrora acolheu a sede histórica do clube. Com 56 quartos e uma forte componente histórica, o empreendimento pretende homenagear a memória coletiva dos sócios e adeptos, integrando elementos do passado e do presente do Benfica. A inauguração oficial está prevista para janeiro de 2026, após a segunda volta das eleições do clube da Luz, marcada para 8 de novembro.
Segundo o Expresso, o projeto nasceu de uma parceria entre a Fundação Benfica e a FLH Hotels, do grupo Feelslikehome, assinada a 17 de março de 2023. Rui Costa, então presidente do Benfica e da Fundação, destacou que a cedência do edifício à Fundação Benfica garante “o património adequado para o cumprimento da sua missão, em Portugal e no Mundo”. Antes da abertura oficial, o hotel iniciará um soft opening em dezembro de 2025.
O 1904 Benfica Hotel integra uma forte componente narrativa ligada ao clube. Cada quarto terá um nicho com peças históricas, enquanto o primeiro andar acolhe um restaurante e um bar a cargo do Café de São Bento. Já o segundo piso, que ocupa a antiga sala dos troféus, terá uma sala multiusos e um bar em conceito de pub inglês do início do século XX, onde, segundo o Expresso, “se vai respirar Benfica, com fotografias de antigos atletas”.
Os dois últimos andares foram reconstruídos segundo a traça original, garantindo vistas sobre o Castelo de São Jorge e a Rua das Portas de Santo Antão. O projeto arquitetónico esteve a cargo do gabinete Vector Urbano Arquitectos, que explicou ao semanário ter restaurado “a imagem exterior dos anos 20, organizando os espaços segundo a história do local”. O design de interiores, desenvolvido pelo GV+Arquitectos, procurou preservar a identidade histórica e criar ambientes modernos e acolhedores, integrando referências à tradição benfiquista nos corredores e quartos.
O nome do hotel, 1904 Benfica, faz referência ao ano da fundação do clube, a 28 de fevereiro de 1904. Este novo empreendimento pretende não apenas reforçar a ligação histórica com os adeptos, mas também contribuir para o turismo em Lisboa.
A par com este hotel existe também um grande projeto, idealizado pelo atual presidente, Rui Costa. O projeto Benfica District representa um investimento estimado em 220 milhões de euros e visa transformar o complexo do Estádio da Luz num polo desportivo, cultural e de lazer.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta