Comentários: 0
Conta da luz vai subir 2,5% no próximo ano
autorizado

A maioria dos consumidores vai sentir um agravamento de 2,5% no preço da eletricidade no próximo ano, se a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) for aprovada. A descida dos combustíveis ajuda a travar um aumento ainda maior. A grande fatia de custos deve-se aos encargos com o défice tarifário do setor.

A ERSE, segundo escreve o Observador, propõe aumentos de 2,5% para a tarifa transitória de baixa tensão, que abrange os clientes domésticos, e de 0,9% para tarifa social, que é aplicada aos consumidores economicamente vulneráveis.

Citando os últimos dados divulgados pelo organismo regulador, o jornal diz que a tarifa social abrange apenas 60 mil agregados familiares, ainda muito abaixo da meta fixada pelo governo que quer beneficiar 500 mil famílias.

Em termos médios, o aumento das tarifas elétricas será de 2,1%, caso se confirme a proposta agora apresentada e só será definitiva a 15 de dezembro.

Em qualquer das percentagens, a subida proposta para o próximo ano é a mais baixa dos últimos dez anos.

A maioria dos clientes de electricidade estar já no mercado liberalizado, não sendo, por isso, diretamente abrangido pela tarifa fixada pela ERSE, esta serve de referência para a definição dos preços das ofertas comerciais disponíveis, tal como explica o Observador. 

Por regra, as elétricas propõe descontos face à tarifa regulada da ERSE, que continua a ser grande influência para os preços no setor.

O regulador prevê que 85% dos mais de cinco milhões de consumidores de energia estejam em regime de mercado no próximo ano. As tarifas reguladas devem terminar em 2017.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta