Comentários: 1

Todos os consumidores de água vão passar a pagar uma nova taxa solidária. Em causa está o pagamento de 50 cêntimos por ano que visam compensar os custos de distribuição mais elevados no interior do país, de forma a evitar a subida das tarifas para a população daquelas regiões. A decisão foi tomada no último Conselho de Ministros, com a aprovação do decreto-lei que “altera o regime económico e financeiro dos recursos hídricos”.

Isto significa que “a Taxa de Recursos Hídricos (TRH) passa a ter uma componente ‘S’, cujo valor vai ser integralmente destinado a compensar os maiores custos em que incorrem os sistemas multimunicipais de águas localizados nos territórios de baixa densidade, prevenindo, assim, os aumentos das respetivas tarifas”, tal como explicou à agência Lusa o Ministério do Ambiente.

O custo, frisa a agência de notícias, será assim repartido por todos os consumidores, impedindo que aqueles que moram em zonas menos povoadas tenham que suportar faturas mais altas pelo serviço de distribuição de água.

“A Lei da Água foi alterada pela Lei do Orçamento do Estado para 2017 no sentido de atribuir uma nova vocação à TRH: a de contribuir para a sustentabilidade dos serviços de águas”, recorda o Governo, no comunicado do Conselho de Ministros.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

916071603
30 Janeiro 2017, 17:49

comedores da agua

Para poder comentar deves entrar na tua conta