
A típica caminhada após o almoço, tão elogiada na cultura mediterrânea, tem sido objeto de inúmeros estudos científicos, nomeadamente pelos seus benefícios para a saúde. Mas a verdade é que uma sesta rápida também pode fazer maravilhas. Afinal, o que é melhor? Dar um passeio ou “descansar os olhos” depois das refeições?
A mais recente das investigações, realizada por especialistas da Universidade George Washington (EUA), citada pelo El País, revela que uma caminhada após o almoço pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, que aumentam entre os 30 e os 60 minutos após a refeição. Para ser eficaz, segundo o estudo, a caminhada deve ser de 15 minutos, a uma velocidade de cerca de 4,8 quilómetros por hora, ou seja, em ritmo acelerado . Caminhar após cada uma das refeições, de acordo com o estudo, será ainda mais eficaz do que fazer uma única caminhada de 45 minutos por dia.
Outro estudo, realizado na Clínica Yasuyo Hijikata em Osaka (Japão), também indica que o exercício após as refeições é muito mais benéfico do que deitar no sofá depois de comer.
Sesta? Sim, mas só depois da caminhada (e apenas 30 minutos)

De acordo com estes estudos, dormir uma sesta logo após as refeições não será a melhor opção. A caminhada, aliás, irá ajudar a livrar-nos da sonolência que aparece quando estamos de “barriga cheia”. Para isso, são necessários apenas 10 ou 15 minutos. E se ainda chegarmos a casa com vontade de dormir, também podemos fazer uma sesta – que não deverá ir além dos 30 minutos se quisermos tirar partido dos seus benefícios.
“A atividade física aeróbica ativa o nosso corpo numa infinidade de órgãos e sistemas, favorecendo diretamente a motilidade intestinal”, explica Rubén Bravo, especialista em nutrição e porta-voz do Instituto Médico Europeu de Obesidade (IMEO). E isso, por sua vez, ajuda-nos a regular o organismo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta