Sim, sabemos que há máquinas para tirar borbotos da roupa mas sabes dos truques caseiros e eficientes? Reunimos todos para ti.
Comentários: 0
Camisolas de malha
Dan Gold/Unsplash

No inverno só nos apetece vestir malhas quentes e confortáveis mas concordamos, é sempre triste quando vemos a nossa camisola favorita com borbotos. Parece que surgem do nada e que não querem ir embora por nada não é? Pois a nossa resolução é resolver esta dor de cabeça. Para além de procurarmos as melhores formas de evitar borbotos nas peças de malha – nunca é tarde para prevenir novos casos – fomos também investigar como resolver o que já temos pelo roupeiro.

Por entre soluções com objetos cortantes ou com recurso a outros materiais que tenhamos em casa, encontrámos seis métodos para tirar borbotos de uma camisola. E nenhum envolve comprar a famosa máquina de tirar borbotos.

Como evitar borbotos na roupa

Roupas de malha num cesto
Pavel Danilyuk/Pexels

Para teres roupas livres de borbotos deves seguir estas regras:

  • Seguir sempre a regra de lavagem das etiquetas;
  • Lavar a roupa do avesso;
  • Tratar a roupa com mais propensão à criação de borbotos com mais cuidado:
    • Mergulhar em água fria antes da limpeza;
    • Utilizador amaciador ou óleo essencial após a lavagem das peças;
    • Lavar as roupas de lã à mão;
    • Se necessário lavar em máquina fazer programa com rotações menores.
  • Não colocar a roupa a secar diretamente ao sol ou na máquina de secar.

Como tirar borbotos da roupa

Há várias formas de tirar borbotos da roupa umas mais trabalhosas que outras. Seja qual for a tua opção deixamos-te alguns truques que podes e deves experimentar: 

Fita Cola ou Velcro

Estes dois métodos estão ligados porque um pode surgir apenas se o primeiro for suficiente. Em peças de tecido mais leve, utiliza fita cola para colocar por cima da zona afetada. Se não for suficiente para saírem todos os borbotos, está na hora de passares ao velcro, que é um pouco mais forte para puxar os fios que insistem em ficar presos à peça de roupa.

Mulher a escolher roupa
Liza Summer/Pexels

Lima de Unhas

Não é o processo mais fácil pelo tamanho mas é o ideal para os casos de borbotos mínimos. Só tens de utilizar a tua lima de unhas e raspar por cima das bolinhas. Tem cuidado com a força aplicada para não danificar a malha.

Lâmina de barbear/gilete

Só deves utilizar esta opção se falarmos de uma roupa sem extras, como lantejoulas ou bordados. Coloca-te num sítio da casa com bastante luz e de forma delicada e cuidada passa a tua ferramenta cortante sobre as bolinhas que criam o borboto. Pouco a pouco vai desaparecer tudo.

Lâmina de barbear
Helen Barth/Unsplash

Pente Fino

Se a tua camisola favorita já está num estado que pensas estar além da salvação, em parte por ter pedaços de borbotos muito grandes, o pente fino é a solução. Só tens de passar na zona afetada (mas sempre com cuidado).

Pedra Pomes

Bem seca, aplica a pedra pomes diretamente sobre os borbotos na peça de roupa. Como é bastante rugosa, não deves nunca esfregar com muita força para não estragares o tecido.

Camisolas de malhas penduradas
Karolina Ostrzolek/Pexels

Esponja da Loiça

É o mais estranho porque não parece estar relacionado com roupa e temos um aviso muito importante antes: utiliza apenas se for nova! Não te lembres de ir fazer este truque e deixar a camisola manchada com gordura de comida. Neste caso, tens de aplicar a parte áspera da esponja (normalmente verde) na zona de borbotos e esperar que eles vão saindo.

Com estas dicas, já não há desculpa para não fazer a camisola favorita durar por vários anos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta