Os tarifários das telecomunicações voltarão no início deste ano. Fica atento às alterações e aos aumentos que estão a chegar.
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comando de televisão
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Nem mesmo o aviso da Anacom, que pediu contenção na subida dos tarifários de tv, internet e voz, parece ter sido suficiente para minimizar as preocupações dos consumidores que esperam conhecer os aumentos dos serviços de telecomunicações já no início deste ano.

Para além dos aumentos das rendas e da subida de preços na eletricidade, os portugueses terão um ano novo com mais gastos em telecomunicações. Para que te consigas preparar para o que aí vem, reunimos neste artigo o que muda e perceber que rumo seguirá o setor em 2024. 

Quando aumentam os preços das telecomunicações?

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As gigantes das telecomunicações em Portugal - MEO, Nos e Vodafone - , anunciaram planos para aumentar os preços das faturas em 2024, alinhados com a inflação prevista para 2023. Assim, os clientes poderão enfrentar um acréscimo de até 4,6%

Quanto a datas, a fatura da Vodafone ficará mais cara a partir de 1 de fevereiro de 2024. Também a partir dessa fatura, os consumidores da NOS poderão verificar aumentos das suas mensalidades e até dos serviços extras contratualizados. Também a fatura da MEO ficará mais cara no primeiro trimestre do próximo ano. 

A NOWO enfrenta uma situação única, pois aguarda a decisão final da Autoridade da Concorrência em relação à sua aquisição pela Vodafone. Não há previsão de mudanças nos preços no início do próximo ano. A LIGAT também não comunicou qualquer aumento nos seus tarifários.

Quanto aos valores exatos das alterações sobre os preços da fatura de telecomunicações serão divulgados em datas distintas:

  • A partir de 15 de janeiro para os clientes Vodafone;
  • A partir de 19 de janeiro para os clientes MEO;
  • A partir de 23 de janeiro para os clientes da NOS.

As informações ficarão disponíveis para consulta diretamente nos sites das operadoras. 

Como lidar com o aumento dos preços da MEO, NOS ou Vodafone?

O aumento significativo nos preços dos serviços de telecomunicações, com um aumento previsto de aproximadamente 12,4% em apenas dois anos, representará um desafio para muitas famílias portuguesas. 

Apesar deste cenário alarmante, reunimos algumas dicas para te ajudarmos a lidar com os aumentos dos preços da MEO, NOS e Vodafone e enfrentar a realidade de maneira mais informada:

  • Verificar sempre o contrato: convém prestar atenção aos termos e condições do contrato de telecomunicações, para que possas entender todos os pontos e perceber se existem condições relativas a possíveis aumentos de preços;
  • Consultar informações disponíveis no sites: para além do contrato, convém perder algum tempo a analisar todas as informações disponíveis nos sites oficiais das operadoras. Tira notas para que possas comparar os custos das tarifas de telecomunicações e tirares as tuas próprias conclusões;
  • Comparar os preços das faturas: regularmente deverás comparar os preços cobrados nas faturas de cada mês. Desta forma, estarás atento a quaisquer discrepâncias. Partilha os preços com amigos e família que tenham o mesmo tipo de contrato para que ninguém se sinta enganado; 
  • Perceber se podes rescindir contrato: deverás esclarecer junto da operadora se é possível seguir com a rescisão sem encargos adicionais. 

Como consumidor, deverás perceber quais são os teus direitos, que serão cruciais para lidar melhor com o aumento dos preços em 2024 e procurar tarifários e serviços que melhor respondam às tuas preferências. 

Posso cessar contrato por aumento de preço do pacote?

contrato de telecomunicações
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Os consumidores poderão sempre rescindir o contrato de telecomunicações quando sentirem que a operadora já não se responde aquilo que efetivamente procuram. Além disso, podem cessar contrato de internet, televisão e móvel por aumento do custo do pacote. Isto pode acontecer quando a cláusula referente à atualização anual dos preços com base no IPC ou na taxa de inflação não estiver presente no contrato. 

Nestes casos, a operadora tem obrigatoriamente de notificar o cliente antes de proceder ao aumento do tarifário, com uma antecedência mínima de 30 dias. 

Para os consumidores que disponham de um tarifário com fidelização, os seus contratos já deverão especificar a eventual atualização dos preços que decorre anualmente. Portanto, a operadora não tem obrigações de informar o cliente do aumento, quando alteração não ultrapassa o limite previsto no IPC ou na taxa de inflação. Nestas situações, o consumidor não pode fazer nada, nem justificar a rescisão do contrato por aumento dos preços. 

Quando, no teu contrato, não encontrares a informação sobre a atualização dos preços deverás sempre contactar a operadora e solicitar provas da sua comunicação.

Qual o tarifário de telecomunicações mais barato em 2024? 

 

Operadora

Nome do Tarifário

TV

NET

VOZ

MÓVEL

Preço da mensalidade

NOWO

TV + NET + VOZ + MÓVEL

TV NOWO FAMÍLIA (INCLUI BOX E App NOWO TV

250 Mbps

9.000 min rede fixa nacional e 1.000 min rede fixa internacional

Inclui 5.000 min/SMS e 15 gb de internet 

30€/mês (20€ nos 12 primeiro meses) 

NOS

NOS 4 5G

 

UMA TV 4K

180 canais

 

 

200 Mbps

 

5 GB

 

1 Cartão

 

60,99€/mês

(49,99€/mês desconto de 11€/6 meses exclusivo online)

Meo

M4

MeoBox Android TV 4K com 200 canais 

200/100 Mbps

Redes fixas nacionais 24h + 50 destinos internacionais (noite, 1.000 min)

3.500 minutos + 3.500 SMS por cartão

OFERTAS: 5G para sempre Máxima velocidade.

66,99€/mês

(63,99€/mês 
com desconto 3€/mês durante 24 meses)

Vodafone

fibra4 Promo

VBox 4K com 170 canais (oferta de Disney+ nos 12 primeiro meses)

200/100 Mbps

Chamadas Incluídas

Rede fixa 24h e 31 países internacionais

 

2 cartões com 10 GB

67,5€/mês

(64,5€/mês com desconto 3€/mês durante 24 meses)

Como podes perceber na tabela acima, a NOWO dispõe do pacote de tv + net + voz + móvel mais barato do mercado, com custo mensal de 30€ (20€ nos 12 primeiro meses). Dispõe, contudo, do compromisso de fidelização de 24 meses.

Quanto ao tarifário mais caro de telecomunicações em Portugal, encontramos o da Vodafone, com custo mensal de quase 65 euros. No entanto é aquele com mais benefícios, pois são oferecidos dois cartões de rede móvel com 10 GB e o serviço de televisão inclui uma subscrição anual de Disney+, um dos serviços de streaming mais procurados no nosso país. 

É importante analisar bem os tarifários de telecomunicações e perceber qual das opções responderá às tuas necessidades. Faz uma escolha inteligente para que continues a poupar em 2024

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