Portugal passou a ter desde o ano passado dez feriados nacionais, após a eliminação de dois feriados civis e dois religiosos. Com este corte, Portugal é um dos países com menos pausas laborais por ano. A liderar a lista estão, segundo a consultora Mercer, Índia e Colômbia, com 18 feriados cada. Na Europa, a Finlândia é o país mais generoso (15 feriados), logo seguida da Espanha (14). Em sentido inverso encontra-se o México, onde só há sete feriados.

radiografia do dia: os feriados este ano
este ano vão desaparecer quatro feriados no calendário nacional, pelo que apenas se mantém em vigor nove feriados. como podes ver no gráfio em cima, existem ainda três pontes possíveis: o 26 de abril, o 31 de maio e o 16 de agosto
feriados civis acabam mas religiosos ficam... por enquanto
o porta-voz da conferência episcopal portuguesa (cep), manuel morujão, disse esta quarta-feira, em fátima, que não é urgente o processo de eliminação dos feriados religiosos. "não se trata de uma prioridade que tenha de ser resolvida depressa", disse -, reafirmando que os feriados propostos pela igreja católica são o corpo de deus (a 7 de junho, em 2012) e o dia de todos os santos (1 de novembro)
Dos contratos às férias: o que pode mudar na lei do trabalho
As alterações à lei laboral já aprovadas pelo Governo têm feito correr muita tinta nos últimos dias. Estão previstas mudanças em mais de 100 artigos do Código do Trabalho que podem mexer com a vida dos contribuintes, antecipando-se novos limites nos contratos de trabalho, compra de férias e até várias mudanças no teletrabalho. Explicamos tudo o que pode mudar na lei do trabalho, que ainda tem de passar pelo crivo do Parlamento.
Custos por hora de trabalho sobem na UE: Portugal acompanha a tendência
No primeiro trimestre de 2025, os custos por hora de trabalho aumentaram 3,4% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia (UE), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal registou um aumento de 4%.
Faltar ao trabalho para cuidar do animal de estimação é possível?
Cada vez mais os animais de estimação ocupam um lugar central nas famílias portuguesas. São fonte de carinho, companhia e também de responsabilidade. Mas será que a legislação portuguesa acompanha esta realidade?
Salários mais altos e ensino superior, o perfil de quem teletrabalha
Em 2024, o teletrabalho foi 10 vezes mais comum entre os trabalhadores com ensino superior do que entre os que têm no máximo o ensino básico. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Portugal, Balanço Social 2024”, da autoria de Bruno P. Carvalho, João Fanha, Miguel Fonseca e Susana Peralta.
Desemprego de longa duração: Portugal tem a 5ª taxa mais alta da UE
A taxa de desemprego de longa duração registada em Portugal recuou em 2024 para 2,4% (2,5% no ano anterior), sendo uma das cinco mais altas da União Europeia (UE). Encontra-se, de resto, acima da média da UE (1,9%), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Para poder comentar deves entrar na tua conta