Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Chefe pela primeira vez? Evita os erros capitais...

Autor: Redação

Não há escapatória. Em algum momento de qualquer profissão, é provável que sejas chefe pela primeira vez. Chegado esse momento, sem dúvida que serão cometidos alguns dos maiores erros que inevitavelmente caem os líderes novatos. Aqui ficam algumas dicas para que evites falhar.

Ignorar problemas
Os chefes de primeira vez podem pensar que não há um momento adequado abordar um problema, tomar uma decisão difícil ou fazer uma grande declaração. Afinal, se ajem demasiado cedo, as pessoas podem pensar que estás simplesmente a tentar impor a tua autoridade. Se esperas demasiado, poderás parecer débil, ou inclusivamente mal preparado para a responsabilidade de supervisionar uma equipa. Os especialistas recomendam que se tome a iniciativa de enfrentar as questões delicadas, como por exemplo um trabalhador problemático.

Evita a gestão micro
Comos pessoas na linha da frente, os novatos baseiam-se em noções preconcebidas e erradas do que é um chefe e tentam dirigir, dizendo às pessoas o que têm que fazer, dominando a tomada de decisões, micro gerindo o trabalho e servindo como policia da informação e das comunicações.

Pede apoio, informação e orientação com regularidade
Atenção. Se és um chefe novato e acreditas que podes fazer tudo sozinho, estás equivocado. Com o tempo, vais perceber que esta atitude está condenada ao fracasso. Os especialistas em recursos humanos recomendam que identifiques um mentor com experiência em gestão, dentro ou fora da empresa. e recorre-lhe a pedir ajuda.

Não te paralises
Muitos principiantes, paralisam quando têm que tomar uma decisão. Têm medo de equivocar-se ou parecerem antipáticos, ou ambas as coisas. Este comportamento só piora as coisas. Os especialistas consideram que sempre é melhor uma decisão, mesmo que pareça errada, do que nenhuma. Se te equivocares, usa a lógica, assume o erro e aprende para não voltares a repetir.

Sê um chefe que também é colega
Não te esqueças que o teu trabalho implica muito mais do que apenas as tarefas de gestão. Muitos novatos entusiasmam-se com o posto e querem estar seguros de que fazem tudo o que podem para ter êxito. Abandonam o lado produtivo do trabalho e dedicam-se completamente à gestão. Mas é uma má ideia. Em vez disso, continua a participar e sê um chefe que também é colega o maior tempo possível, porque grande parte da credibilidade dentro da empresa deriva do que fazes e não do que geres.